Header Ads Widget

Responsive Advertisement

CBA cria regras para valorizar boa conduta dos pilotos na pista

Foto: Jackson de Souza

Novas normas serão aplicadas pela primeira vez em abril, no Campeonato do Nordeste de Kart, que já tem suas inscrições abertas

As inscrições para a disputa da 3ª edição do Campeonato do Nordeste de Kart, no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE), entre os dias 20 e 22 de abril, já se encontram abertas no site da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA): https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/campeonato-do-nordeste-2023-campeonato-do-nordeste-2023

A competição deste ano trará uma grande novidade, visando melhorar a educação e conduta dos pilotos na pista, para que se tenham menos punições e mais disputas leais e dentro das regras do esporte.

Cada piloto receberá um prontuário, onde serão anotados os pontos das infrações cometidas nos âmbitos técnico e desportivo (caso um piloto dispute duas categorias ou mais, ele terá um documento para cada uma delas). Em todo o campeonato um piloto não poderá atingir ou ultrapassar 22 pontos, individualmente por categoria. Uma penalização será aplicada ao piloto que atingir ou ultrapassar a pontuação.

Se a pontuação máxima for atingida ou ultrapassada antes da disputa da bateria final do campeonato, o piloto perderá 10 posições no grid da bateria final.

Se a pontuação máxima for atingida ou ultrapassada durante a disputa da bateria final do campeonato, o piloto receberá um acréscimo de 10 segundos no seu tempo final de prova, independentemente de outras penalizações em tempo que houverem por qualquer infração.

Serão computados pontos para as seguintes infrações: Painel Frontal (4 pontos); Advertência por bandeira ou escrita (4 pontos); Bandeira Preta (10 pontos); Desclassificação técnica (5 pontos); Falta de Peso regulamentar (4 pontos - caso a falta de peso seja maior que 5% do peso regulamentar, a punição será de 6 pontos); Falta ao Briefing (3 pontos). A cada reincidência da mesma infração, a pontuação será dobrada.

“Estamos estudando um novo formato para diminuir o número de punições durante as provas e melhorar a conduta dos pilotos nas competições. Faremos nosso primeiro teste no Campeonato do Nordeste, com este prontuário e vamos analisar se será uma maneira mais coerente de fortalecermos um dos pilares do esporte, que é formar em primeiro lugar bons indivíduos, que competirão com respeito e lealdade”, declarou Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK).

“Fizemos um levantamento das punições aplicadas nos campeonatos de kart da CBA no último ano e ficamos impressionados com o grande número de penalizações. Além disso, tivemos muitos pilotos reincidentes e os dados mostraram que os infratores são normalmente os mesmos. Faremos este teste no Nordeste e seguiremos procurando a maneira mais correta para que essas punições diminuam e tenhamos mais disputas limpas e dentro das regras”, completou Roberto Júnior, o Juca, representante da CNK no Nordeste.

Confira o regulamento completo do Campeonato do Nordeste de Kart: https://cba.org.br/upload/downloads//661/regulamento-nordeste-de-kart-2023-.pdf

Mais informações, acesse: www.cba.org.br

Comunicação CBA
Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
comunicacao@cba.org.br

Postar um comentário

0 Comentários