quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Antonella Bassani encerra 2020 com maratona no BR de Kart e foca na final da Seletiva da FIA

0 comentários

Foto: Planetkart Images

Catarinense de 14 anos participou de seis campeonatos nos últimos meses, com fortes performances, e agora se prepara para a fase final da Seletiva na Europa, que deve ser retomada em janeiro

Os últimos dois meses foram de uma verdadeira maratona para Antonella Bassani, que se encerrou no último sábado, com a disputa do Campeonato Brasileiro de Kart, em Birigui. A catarinense participou em três categorias diferentes ao longo de duas semanas, e fechou um ciclo muito intenso com fortes performances, que a deixam animada para o que vem pela frente.

Escolhida entre mais de 70 meninas do mundo todo, em outubro, Totti esteve na França para a fase presencial da Seletiva FIA Girls on Track - Rising Stars, uma iniciativa da Federação Internacional de Automobilismo e da Academia Ferrari de Pilotos. Do grupo inicial de 20 garotas, em atividades no kart, a pilota de 14 anos foi evoluindo e se classificando para as fases seguintes, onde chegou a testar um carro de Formula 4. Antonella está entre as 4 finalistas, que farão um treinamento na sede da Ferrari, em Maranello. Porém, por conta da pandemia do coronavirus, as atividades foram postergadas, e devem acontecer em janeiro.

Dessa forma, assim que retornou ao Brasil, no dia 12 de novembro, Antonella foi literalmente direto para o Kartódromo da Granja Viana, onde disputou o Campeonato Brasileiro de Rotax. Mesmo sem participar dos treinos, ela brigou até o fim pelo título, ficando com o Vice-Campeonato na categoria Rotax Junior. No mesmo evento, correu na tradicional prova de 500 Milhas de Kart.

Duas semanas depois, de volta à Granja Viana, venceu a etapa final da Copa São Paulo de Kart, e confirmou o 3º lugar geral no campeonato, mesmo não participando de uma das etapas - quando estava na Europa -, anotando assim mais um resultado muito positivo para a temporada 2020.

O último desafio do ano para Bassani foi justamente a disputa do Campeonato Brasileiro de Kart, onde Antonella contou com dois novos patrocinadores, a PG Mais, com a marca ONE, e a PneuBest. A competição foi adiada de julho para dezembro neste ano, e realizada no Kartódromo de Birigui, no interior de São Paulo - uma pista que ela não conhecia.

Antonella disputou a categoria Júnior na primeira semana, em que apresentou grande evolução, apesar das dificuldades, e terminou em 11º. Já na segunda semana, quando correu as categorias Codasur Jr e na OK Junior, Totti mostrou performances mais fortes. Na Codasur, fechou a final em 6º lugar, e, na OK, depois de boas provas de recuperação nas classificatórias, Antonella foi acertada na primeira volta, quando estava em 3º lugar, e teve de abandonar a disputa.

Nos poucos intervalos que teve nesse período, a catarinense de 14 anos ainda se  dedicou bastante aos estudos, para concluir o ano letivo. Agora, com poucos dias de descanso, Antonella segue a preparação, visando a retomada da fase final do FIA Girls on Track, cujas datas devem ser anunciadas em breve. A vencedora da Seletiva ganhará uma vaga na Academia de Pilotos da Ferrari e também na Formula 4 Italiana.

Antonella Bassani:
“Desde que cheguei ao Brasil, foi tudo muito intenso. Do aeroporto vindo da Europa, fui direto para a Granja Viana. Tive bons resultados lá, com o Vice no Brasileiro de Rotax, e depois a vitória e 3º lugar geral na Copa SP. Em Birigui, o desafio foi maior, pois não conhecia a pista, então fui evoluindo a cada atividade. Na segunda semana, tínhamos grandes chances de pódio, mas levei um toque, e não consegui completar a primeira volta, mas faz parte.

Fiquei satisfeita com minhas performances em todas as competições que participei, especialmente o que estamos construindo lá na Seletiva na Europa. Tem sido tudo muito intenso, com muito trabalho e muito aprendizado. Agradeço aos meus patrocinadores, a minha equipe, que não mediram esforços para obtermos um bom desempenho.

Agora vou focar na última etapa do FIA Girls on Track, estou estudando muito para dar o meu melhor. Aproveito para agradecer todo o carinho e reconhecimento que recebi no Brasileiro e da torcida nas minhas redes sociais. Boas Festas a todos, desejando acima de tudo muita saúde”.

Deixe seu comentário