Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Problemas com motor frustraram planos de Diogo Moscato no Baiano de Kart

Foto: Luciano Cruz

Kartista soteropolitano, atual campeĆ£o da classe F-4 Light, sofreu com desempenho ruim de motor sorteado na rodada dupla em Lauro de Freitas.

O Campeonato Baiano Larco de Kart teve prosseguimento no Ćŗltimo sĆ”bado (24/10), com a realizaĆ§Ć£o de mais uma rodada dupla, desta vez vĆ”lida pelas 3ĀŖ e 4ĀŖ etapas do certame regional. Competindo na categoria top do campeonato, a F4, o kartista Diogo Moscato (Transportadora Moscato/ Euro GrĆ£os Transportes/ Joca PreparaƧƵes) tinha expectativa de um bom desempenho nas provas, principalmente apĆ³s sua equipe constatar ao tĆ©rmino da rodada de abertura, que Moscato competira com o chassis de seu kart quebrado, o que decerto influiu significativamente no resultado final das provas da 1ĀŖ e segunda etapas do campeonato.

Mas, com o veloz #54 devidamente reparado e revisado em detalhes pelo guys da Joca PreparaƧƵes, a confianƧa em uma boa apresentaĆ§Ć£o foi redobrada, mas o fraco desempenho do motor recebido por sorteio, obrigatĆ³rio ante o regulamento do certame, jogou por terra as expectativas de lutar pelas posiƧƵes dianteiras nas duas corridas da rodada e, consequentemente, de permanecer “vivo” na disputa pelo tĆ­tulo da temporada.

O propulsor recebido nĆ£o estava efetivamente defeituoso, mas nĆ£o contava com desempenho isonĆ“mico com os demais da categoria. Certamente nĆ£o era o caso de parafrasear o bicampeĆ£o mundial de F1, Fernando Alonso, que gritou no radio de sua McLaren em 2015, durante o GP do JapĆ£o “GP2 engine, Argh!”, mas, tambĆ©m certamente, a unidade recebida nĆ£o condizia com o habitual e esperado padrĆ£o de excelĆŖncia na equalizaĆ§Ć£o do desempenho dos motores fornecidos pela empresa mineira de preparaĆ§Ć£o de motores – a mesma que fornece, com exclusividade, para os certames nacionais e Copa SĆ£o Paulo Light de Kart, motores de quatro tempos –, que tradicionalmente contam com desempenho muito prĆ³ximo em todas as unidades, fator preponderante para a extrema competitividade apresentada nos campeonatos de “four stroke” que utilizam, com exclusividade, os motores dessa empresa.

Foi na tomada de tempos classificatĆ³rios, definidora da ordem de largada dos bĆ³lidos na primeira corrida do dia, vĆ”lida como terceira etapa do campeonato, que ficou claro que o motor sorteado que recebera nĆ£o tinha desempenho parelho com os dos demais competidores. Com desempenho nitidamente inferior, Diogo Moscato nĆ£o conseguiu nada melhor que o oitavo melhor tempo da prĆ”tica, o que valia, entĆ£o, partir da P8, no lado externo da pista.

Como a corrida acontece em seguida Ć  prĆ”tica classificatĆ³ria, nĆ£o haveria tempo hĆ”bil para se pleitear e realizar uma troca do propulsor, mesmo que isso ainda rendesse a perda de mais cinco posiƧƵes no grid de largada. O “jeito” era prosseguir com o motor “manquinho” instalado no #54 de Moscato.

Extremamente tĆ©cnico na conduĆ§Ć£o de um kart, Diogo Moscato tratou de adaptar seu estilo de pilotagem ao que o kart tinha, entĆ£o, disponĆ­vel para a prova e, autorizada a largada, ainda conseguiu manter o oitavo posto da corrida. Na volta seguinte superou um concorrente assumiu a sĆ©tima colocaĆ§Ć£o, mas jĆ” um pouco distante do compacto pelotĆ£o formado pelos micromonopostos que ocupavam da segunda Ć  sexta colocaĆ§Ć£o.

Moscato fazia o impossĆ­vel para tentar acompanhar esse grupo e, valendo-se das renhidas disputas nesse pelotĆ£o, acabou conseguindo aproximar-se e dar combate pelo sexto posto. Em bela manobra conquistou a posiĆ§Ć£o, todavia, uma volta depois, o piloto ultrapassado tentou aƧodadamente recuperar a posiĆ§Ć£o em local e de forma absolutamente impossĆ­vel. Decerto o competidor olvidou-se – ou faltou na aula – dos ensinamentos de FĆ­sica nos bancos escolares da terceira lei de Newton, que explica a impenetrabilidade, qualidade da matĆ©ria pela qual dois corpos nĆ£o podem ocupar o mesmo espaƧo ao mesmo tempo.

Assim, como resultado do desconhecimento da Lei de Newton e da efetiva “barbeiragem” realizada, os karts bateram, com Diogo Moscato caindo, com seu #54, da sexta para a Ćŗltima posiĆ§Ć£o dentre os karts que permaneciam na competiĆ§Ć£o. Aguerrido, Diogo voltou para a corrida, porĆ©m restavam apenas quatro voltas para o tĆ©rmino da prova e quase nada poderia ser feito. Moscato ainda recuperou dois postos, recebendo a bandeira a quadros ocupando a P12.

Pois Ć©, o desconhecimento da terceira lei de Newton redundou na ocorrĆŖncia da terceira Lei de Murphy, adagio popular que reza que “nada Ć© tĆ£o ruim que nĆ£o possa piorar (tudo que comeƧa bem, termina mal e tudo que comeƧa mal, termina pior)”. Foi exatamente o que aconteceu com o campeĆ£o baiano da F4 Light de 2019 nessa bateria vĆ”lida pela terceira etapa do Campeonato Baiano Larco de Kart. ComeƧou ruim com o recebimento no sorteio de um propulsor que nĆ£o fora corretamente equalizado e piorou, ainda mais, como resultado do acidente.

Pouco tempo depois a aconteceu segunda bateria, essa vĆ”lida como quarta etapa do campeonato. O piloto da equipe Transportadora Moscato/ Euro GrĆ£os Transportes/ Joca PreparaƧƵes alinhou se kart no grid ocupando – por forƧa do regulamento – na mesma P12 em que terminou a prova anterior. Com 20 voltas em um circuito de apenas 745 metros de extensĆ£o, as provas sĆ£o extremamente curtas e rĆ”pidas, nĆ£o permitindo – por absoluta falta de tempo – que algum piloto parta do fundo do pelotĆ£o e receba a bandeira quadriculada em uma das posiƧƵes dianteiras. Ainda mais contando com a unidade propulsora que nĆ£o contava com um desempenho equilibrado com os demais do grid.

Autorizada a largada da “Race 2”, a corrida vĆ”lida como quarta etapa do Baiano de Kart, Moscato afundou o pĆ© na tĆ”bua, buscando tirar na pilotagem aquilo que seu kart nĆ£o podia lhe dar. Conseguiu reduzir distancias e recuperar vĆ”rias posiƧƵes, mas nada que lhe rende-se algo melhor que a honrosa oitava colocaĆ§Ć£o final. Frustrado com os problemas que permearam as duas rodadas do Campeonato Baiano Larco de Kart, Diogo Moscato resolveu reavaliar sua programaĆ§Ć£o para esta temporada:- “Ć© uma pena, mas nĆ£o temos mais chance alguma neste campeonato, pelo que vamos reavaliar nossa participaĆ§Ć£o na etapa de encerramento, que poderemos substituir pela participaĆ§Ć£o em algum outro evento”, segredou Diogo Moscato.

A vez da rodada tripla da Copa SĆ£o Paulo Light em Interlagos

O prĆ³ximo sĆ”bado (7/11) marcarĆ” a realizaĆ§Ć£o das 8ĀŖ e 9ĀŖ etapas da Copa SĆ£o Paulo Light de Kart, certame regional paulista que tem como pano de fundo o mĆ­tico KartĆ³dromo de Interlagos, na Zona Sul da capital bandeirante. A rodada, que serĆ” tripla, encerra o campeonato, definindo seus campeƵes da pandĆŖmica temporada de 2020.

Trocando os micromonopostos com motor quatro tempos de ciclo, pelos poderosos e velozes karts com motor dois tempos, o piloto soteropolitano Diogo Moscato (Transportadora Moscato/ Euro GrĆ£os Transportes/ Jonas Kart), quer manter a sequĆŖncia de bons resultados na categoria Sprinter, buscando encerrar a temporada entre os trĆŖs primeiros de sua classe.

“O lĆ­der da tabela de pontos no campeonato estĆ” um pouco distante e sĆ³ uma catĆ”strofe pode tirar o titulo de suas mĆ£os, entĆ£o a briga de verdade Ć© pelo vice-campeonato e somos trĆŖs lutando por esse tĆ­tulo”, explicou Diogo. “Esta Ć© minha primeira temporada competindo com motores dois tempos, que tem uma tocada muito diferente da utilizada com motores quatro tempos. Acho que me adaptei logo Ć  categoria e aprendi bastante, graƧas Ć s Ć³timas orientaƧƵes de meu coach AndrĆ© Secco e meu Chefe de Equipe, Jonas Silva. Com isso, estou contente de jĆ” estar no top four da Sprinter”, complementou Moscato.

PlanetKart Marketing Esportivo
Contatos: (13) 3353-4419/(11) 98622-4665

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios