Foto: Divulgação |
Competição será no kartódromo localizado em Birigui (SP), considerado o mais moderno da América Latina; provas serão realizadas entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro
Principal competição de kart do planeta, o Mundial de Kart será disputado pela primeira vez no Brasil em 2020. O palco será o Speedpark, complexo de kart mais moderno da América Latina, localizado em Birigui (SP). As provas estão programadas para acontecerem entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro.
Presidente da Comissão Internacional de Kart CIK-FIA, Felipe Massa foi um dos principais responsáveis pela vinda da competição para o Brasil.
“Estou super feliz porque é um momento histórico para o kart brasileiro. Eu fico emocionado em fazer parte disso, em poder ajudar a criar esse momento tão importante para o automobilismo brasileiro. É o primeiro Mundial de Kart que acontece no Brasil, então sem dúvida será um campeonato importantíssimo. Agradeço a todos que fizeram parte desse projeto e que vão fazer parte desse campeonato. É, sem dúvida, um momento emocionante e vamos trabalhar firme para fazer um campeonato maravilhoso em Birigui, no interior de São Paulo”, diz Massa, que participou nesta sexta-feita da reunião na sede da FIA em Paris onde foi confirmado o Mundial no Brasil.
Localizado no km 524 da Rodovia Marechal Rondon, o Speedpark é um complexo de lazer e esporte com uma pista oficial de 1280 metros de extensão para competições nacionais e internacionais. O kartódromo foi inaugurado oficialmente em 21 de março de 2018, data em que foi comemorado 58 anos do nascimento de Ayrton Senna, principal ídolo do automobilismo brasileiro.
Proprietário do Speedpark, Ricardo Gracia comemorou o anúncio oficial da chegada do Mundial de Kart no Brasil.
“Estamos muito felizes em receber o Mundial de Kart de 2020. É um momento marcante para o kartismo e para o automobilismo brasileiro em geral. Nós estamos nos preparando para sediar essa competição desde que inauguramos a pista, portanto agradeço o apoio de todos que viabilizaram essa verdadeira conquista para o esporte brasileiro. Nós temos uma estrutura capaz de realizar um grande Mundial e tenho certeza que a cidade de Birigui e todos da região abraçarão os participantes da melhor maneira possível”, diz Ricardo.
O Mundial de Kart CIK-FIA é dividido em duas categorias: OK Júnior e OK. A primeira é para pilotos entre 12 e 14 anos e a segunda para participantes acima de 15 anos. Em 2019, a competição foi disputada em Alaharma, na Finlândia, e o Brasil conquistou o vice-campeonato mundial com Rafael Câmara na categoria OK Júnior.
A grande maioria das competições é sempre disputada na Europa, e, apesar do Brasil ser um grande celeiro internacional de pilotos no kart, o País jamais recebeu o campeonato mundial. A última vez em que o Mundial de Kart foi disputado na América do Sul foi em Córdoba, na Argentina, em 1994.
0 Comentários