Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Sérgio Jimenez e Cacá Bueno na luta pelo título inédito do Jaguar I-PACE eTROPHY em Nova York

Foto: José Mario Dias
Jimenez lidera o campeonato e Cacá Bueno é o terceiro colocado; rodada dupla deste final de semana definirá o campeão inédito do primeiro campeonato de carros de turismo elétricos do planeta

A tão aguardada decisão do Jaguar I-PACE eTROPHY será disputada neste final de semana, em Nova York, com dois brasileiros competindo em busca do título: Sérgio Jimenez e Cacá Bueno. Companheiros de equipe na Jaguar Brazil Racing, os dois pilotos ainda brigam pela conquista inédita do primeiro campeonato de carros de turismo 100% elétricos junto com o americano Bryan Sellers.

Jimenez lidera o campeonato com 107 pontos e tem como principal trunfo a regularidade ao longo da temporada. Foram sete pódios conquistados em oito corridas disputadas até aqui, incluindo a vitória na etapa de Roma.

“Será um final de semana histórico. Aliás, já podemos dizer que fizemos história, sendo protagonistas de um campeonato que vai entrar para os livros do automobilismo como o pioneiro de carros de turismo elétricos. Para fechar com chave de ouro, nós vamos em busca desse título”, diz Jimenez.

Pentacampeão da Stock Car, Cacá está 16 pontos atrás de Jimenez na tabela, mas tem como principal trunfo o bom desempenho nas últimas duas etapas, quando venceu em Mônaco e em Berlim. Para ser campeão, Cacá precisa ganhar as duas corridas e pode conseguir ainda mais pontos se conquistar a pole nas duas corridas.

“Essa será a única rodada dupla da temporada e meu objetivo é brigar pela pole e pela vitória nas duas corridas para que não precise torcer por um desempenho tão abaixo do Jimenez e do Sellers. Estivemos sempre muito próximos ao longo do ano, mas o que deixa mais motivado com certeza é o desempenho que tive nas últimas duas corridas com poles e vitórias”, diz Cacá.

Resumo da temporada

A equipe Jaguar Brazil Racing conquistou quatro vitórias, cinco poles e 10 pódios ao longo das oito etapas disputadas na temporada. Cacá é o maior vencedor da competição com três triunfos, enquanto Jimenez é o recordista de pódios com sete no total.

A equipe teve seu melhor desempenho nas últimas duas etapas, quando conquistou a dobradinha em Mônaco e em Berlim, ambas com Cacá em primeiro e Jimenez na segunda posição. O triunfo em Monte Carlo foi ainda mais especial por relembrar as vitórias históricas de Ayrton Senna no Principado na F1.

Os treinos do Jaguar I-PACE eTROPHY começam nesta sexta-feira com o primeiro treino livre. O classificatório e a corrida 1 serão realizados no sábado. O segundo classificatório e a segunda prova acontecem no domingo. A largada de ambas as corridas serão às 15h (horário de Brasília).

Perfil dos pilotos

Jimenez iniciou sua carreira no kart, onde colecionou recordes e vitórias em diversos campeonatos que o credenciaram para disputar o Mundial em 2000. Seus adversários na competição eram Lewis Hamilton, Nico Rosberg, entre outros destaques.

Após esbarrar na condição financeira em sua tentativa de chegar na F1, Jimenez construiu uma longa e sólida carreira na Stock Car, onde venceu pela primeira vez em 2014. Sua equipe na época era a Voxx Racing, atual Cimed Racing, que hoje é o time de Cacá Bueno na categoria brasileira. Jimenez ainda competiu em várias categorias internacionais como: GP2, F3, A1 GP e Blancpain GT Series.

Cacá também iniciou sua carreira com conquistas no kart, mas focou desde seu início no automobilismo em competições de turismo. Com cinco títulos na Stock Car, o piloto da Cimed Racing é o maior vencedor em atividade na categoria e também recordista em conquista de campeonatos.

Mesmo focando a maior parte da sua categoria no Brasil, o piloto também disputou várias categorias no exterior, como TC2000, WTCC, Blancpain GT Series e Turismo Carretera.

Confira alguns dos possíveis cenários para que Jimenez seja campeão:
- Vencer uma das corridas e chegar em 2º na outra
- Ser 2º nas duas corridas desde que Sellers não vença as duas corridas
- Ser 2º e 3º nas corridas desde que Sellers ou Cacá não vençam as duas corridas.
- Ser 3º colocado nas duas corridas desde que Sellers termine no máximo em 2º em uma das provas e 4º na outra.
Neste cenário, Cacá também não poderia vencer as duas corridas.

Confira alguns dos possíveis cenários para que Cacá seja campeão:
- Pole nas duas corridas e vitória nas duas provas (Jimenez precisa ser pelo menos de terceiro para trás em alguma das corridas).
- Vencer as duas provas e torcer para que Jimenez chegue no máximo em terceiro nas duas corridas. Sellers até poderia chegar em segundo lugar nas duas provas neste cenário desde que não cravasse as poles.
- Vencer uma prova e chegar em segundo na outra desde que Jimenez não complete uma das provas. Neste cenário, Sellers também precisaria chegar no máximo em 3º lugar nas duas corridas.

Classificação do campeonato (top-5):
1 - Sérgio Jimenez - 107 pontos
2 - Bryan Sellers - 101 pontos
3 - Cacá Bueno - 91 pontos
4 - Simon Evans - 87 pontos
5 - Katherine Legge - 67 pontos

Postar um comentário

0 Comentários