Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Torneio de Inverno da Copa Super Paraná de Kart inicia com quase 80 pilotos

Foto: Gilmar Rose
Superação e paciência são adjetivos que podem definir a 3ª etapa da Copa Super Paraná de Kart. O frio, a chuva, o vento e as alterações na programação por conta desses elementos não impediram que 78 pilotos disputassem curva a curva as corridas realizadas pela APK (Associação de Pilotos de Kart da Região Metropolitana de Curitiba), neste sábado (16), no Kartódromo Internacional Raceland, em Pinhais.

Teve de tudo, desde disputas que só terminaram na bandeirada, até piloto que não tomou conhecimento da concorrência e na chuva, ao melhor estilo Senna, cravou mais de 10 segundos de diferença nos companheiros. A etapa marcou também o inicio do Torneio de Inverno, premiou os campeões do Torneio de Verão e aqueceu os corações de solidariedade com a ação social da Campanha do Agasalho em prol da APACN (Associação Paranaense de Apoio às Crianças com Neoplasia).

Os pilotos estavam conscientes que além da pressão da disputa teriam que enfrentar uma pista de baixa aderência por conseqüência da chuva, sem contar na dificuldade de esquentar os pneus. A classificação, que deveria ter ocorrido na tarde de sexta, foi transferida para a manhã de sábado, aumentando a responsabilidade dos mecânicos no acerto dos karts, e mais ainda o cuidado dos pilotos em não errar.

Mas, nada disso impediu as disputas emocionantes durante todo dia.  Com o maior grid do final de semana a F4/ F4 Master reuniu 19 pilotos e abriu as atividades de provas. Paulo Rossetti venceu as duas baterias da F4 e levou o caneco de campeão da etapa. Wesley Piva, Diego Said, Roberto Margeon e Armando Dinardo completaram as cinco posições do podium. Na Master, Nestor Ferens foi absoluto nas duas corridas e ganhou o lugar de honra da classe.  Samurai Sam foi o segundo colocado, seguido de Vicente Rando e Pablo Margeon.

Gustavo Kiryla, além da pole position, ganhou as duas baterias da Shifter e pouco se importou com o mal tempo e as condições de pista, conquistando 18 segundos de diferença para Nathaniel Bueno, na segunda corrida. Bueno e Francisco Caliceti Neto encerraram a etapa em segundo e terceiro lugares na categoria, respectivamente. Na Sixpeed, Claudio Kiryla foi o campeão.

Gabriel Paiva, da categoria Júnior Menor, marcou a volta mais rápida no treino classificatório e teve boas disputas com Felipe dos Santos na primeira bateria. Com direito a “fechada de porta” e karts lado a lado na reta, Paiva levou a melhor e venceu, mas na segunda corrida, Felipe não deixou barato. Aproveitou-se do erro de Gabriel na largada e conquistou a vitória com sobras. Felipe Santos levou o troféu de campeão da etapa, com Paiva em segundo, Luis Trombini em terceiro, Mayke Naderer em quarto lugar e Bernandro Athayde na quinta posição do podium. Na Novatos, Leonardo Roth foi o vitorioso nas duas provas, e Henzo Caramori ficou com o segundo posto.

Os pequenos grandes pilotos das categorias Cadete e Mirim nem ligaram para o frio e sentaram a bota. Filipe Vriesman, de seis anos, era o "homem" a ser batido. Fez a pole na Geral e protagonizou disputas acirradas com pilotos da Cadete. Venceu as duas provas pela Mirim e subiu no lugar mais alto do podium, lageado por Augustos Toniolo e Davi Seibit. Na Cadete, Dudu Palu foi imbatível. Fez a melhor volta no classificatório e ganhou as duas baterias conquistando o primeiro lugar na etapa. Alfredinho Ibiapina foi o vice-campeão. Gabriel Malucelli, João Figueiredo e Romullo Ribas completaram as cinco posições do podium.  João Figueiredo foi o campeão da Cadete Rookie, classe destinada aos pilotos que fizeram a carteira da Cadete em 2018. Romullo Ribas encerrou em segundo lugar na classe, com Murilo Gobbi em terceiro, e Breno Ebrahim no quarto lugar.

Mesmo com três classes correndo ao mesmo tempo, o nome "Sênior" não está na nomenclatura da categoria à toa. Em duas corridas de cavalheiros, com alto nível de pilotagem, Danilo Chiaratti foi absoluto entre os 17 que entraram nas disputas. Ele fez o melhor tempo no classificatório, dominou as duas corridas do agregado e teve direito ao lugar mais alto do podium pela classe Sênior B, que ficou completo com as presenças de Leonardo Torres, segundo lugar, Gonçalo Allage, em terceiro, Rafael Mansur em quarto e Iuri Ziemer em quinto lugar. A soma do terceiro e sexto lugares na Sênior A deu a Lico Kaesemodel o troféu de campeão da 3ª etapa da Copa SPK. Mauro Carvalho, Fernando Scotti e Julio Conte, nesta sequência, completaram as posições no podium. Silvio Torres foi o piloto com a maior regularidade nas duas provas da Super Sênior. Obteve os pontos do primeiro lugar, seguido por Marcos Ramos, Carlos Gonzalez, Manoel Queiroz e Júnior Oliveira.

Na categoria Júnior Pedro Ebrahim fez a pole position e venceu as duas provas. Braian Fabrini ficou com a segunda posição, enquanto João Pedro Vilela levou o troféu de campeão pela Graduados.

Os 15 pilotos da categoria Feka, convidados dessa etapa, não deixaram por menos e fizeram um show a parte. O astro foi Nestor Ferens, que além abocanhar a pole position por mais de meio segundo de diferença para Leandro Ferreira, dominou de forma ampla as duas baterias. As disputas ficaram pela segunda, terceira, quarta e quinta posições do podium, que depois de muita “briga” nas duas provas foram ocupadas por Carlos Andrey Jr, Leandro Ferreira, Wevertton Marques e Wesley Piva.

Os campeões do Torneio de Inverno serão definidos pela pontuação desta 3ª etapa, somadas com a 4ª e 5ª rodadas programadas para setembro e novembro. A Super Final será disputada em dezembro, quando conheceremos os donos dos títulos da Copa Super Paraná de Kart.

A etapa teve o patrocínio da Intersept e ML Produções, com o apoio da Sanepar, WL Impressões e Auxiliar Serviços.

Postar um comentário

0 Comentários