Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Lukas Moraes estreia no Blancpain GT Sprint com disputa da 1ª etapa na Bélgica

Foto: Divulgação
Essa será a primeira experiência do paulista em uma prova de Gran Turismo, correndo em duplas, em seu retorno ao automobilismo europeu

Lukas Moraes está de volta à Europa para um novo e importante passo de sua carreira. Neste fim de semana (6 a 8), o paulista de 21 anos faz sua estreia no Blancpain GT Series Sprint Cup, uma das principais categorias de Gran Turismo do mundo. O palco da etapa de abertura do campeonato é o Circuito de Zolder, na Bélgica, onde Moraes teve seu primeiro contato com a BMW M6 GT3 da equipe francesa 3Y Technology em testes privados há duas semanas, e por isso, chega animado em busca de um começo positivo na temporada.

O campeonato conta com carros como BMW M6 GT3, Audi R8 LMS, Ferrari 488 GT3, Lamborghini Gallardo R-EX e Lamborghini Huracan GT3, Mercedes-AMG GT3, Lexus RC F GT3 e Bentley Continental GT3, em um total de 21 carros inscritos e 42 pilotos nesta primeira etapa, sendo Moraes o único representante brasileiro na competição.

Essa será a primeira corrida de Lukas em uma prova de Gran Turismo, e também sua primeira experiência correndo em duplas. Seu parceiro no carro #37 é o inglês Andrew Watson, que já correu no Blancpain Endurance Series em 2017. Na disputa da rodada dupla, cada um dos pilotos é responsável por uma classificação e pela largada de uma das duas corridas do fim de semana, na qual se alternam no comando do carro durante o pit-stop. Aliás, a parada nos boxes para troca de pilotos, pneus e reabastecimento é um dos pontos fundamentais no campeonato. No Blancpain Sprint, não há um tempo mínimo obrigatório para o procedimento, por isso, cada segundo pode fazer a diferença na briga por posições na pista.

O Circuito de Zolder fica localizado cerca de 80 quilômetros da capital Bruxelas, e seu traçado, com 4.004 metros de extensão, é bem travado, com a maioria das curvas de média e baixa velocidade. Para Lukas,  isso faz com que uma boa posição na classificação seja ainda mais importante, já que são poucos pontos de ultrapassagem na pista.

Os pilotos vão à pista a partir de sexta-feira (6), para duas sessões de treinos livres. No sábado, acontecem a classificação para as duas corridas do fim de semana e a primeira prova da etapa, enquanto, no domingo, será realizada a corrida 2. Ambas as provas têm duração de 60 minutos mais uma volta cada, e valem a mesma pontuação para o campeonato. Além da classificação geral, Moraes e Watson competem também na divisão Silver Cup.

Lukas Moraes:

“Estou bem animado para minha estreia no Blancpain Sprint. É muito bom começar o campeonato em uma pista que já conheci, onde pude treinar tanto no seco quanto no molhado, então ajuda bastante já saber os pontos de freada, de trocas de marchas, velocidades nas curvas. Zolder é uma pista bem travada, e sabemos que não é a mais favorável para a nossa BMW M6 GT3 por causa do BoP (balance of performance), por isso, buscar uma boa posição nas duas classificações será bem importante. Outro ponto fundamental é estarmos bem alinhados para os pit-stops, já que cada segundo ali é precioso para a disputa por posições, então já estamos treinando bastante isso. Sabemos que essa não será nossa melhor etapa, já que é tudo novo para os pilotos e a equipe, mas estamos confiantes em fazer um bom trabalho desde o início da temporada”.

Postar um comentário

0 Comentários