Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Na reta final do DTM, Augusto Farfus corre em Nürburgring de olho no top-10 do campeonato

Foto: BMW
Brasileiro chega embalado após quase subir ao pódio na Rússia e acredita em bom desempenho no tradicional circuito alemão para subir na classificação geral. Depois da etapa, Augusto fará ação da Shell dando volta com o carro do DTM no traçado de Nordschleife

Conhecido como um dos templos do automobilismo mundial, o circuito de Nürburgring é o palco da 7ª etapa do DTM - de um total de nove -, neste fim de semana (9 a 11 de setembro). Depois de bater na trave do pódio há três semanas na Rússia, e ter participado dos 1000km de Suzuka, o brasileiro Augusto Farfus chega embalado para a corrida no famoso circuito alemão, onde ele tem um bom histórico - marcou a pole position e subiu ao pódio com o 2º lugar pelo DTM em 2013, e venceu as 24 Horas de Nürburgring em 2010.

Inclusive, essa não será a primeira vez no ano que o piloto da BMW corre nesta pista. Em maio, Augusto participou das 24 Horas - que é disputada no traçado longo, de mais de 20 quilômetros de extensão, conhecido como Nordschleife. Formando um quarteto com os alemães Marco Wittmann e Jörn Muller e o finlandês Jesse Krohn, Farfus garantiu um lugar na primeira fila do grid de largada, porém a equipe enfrentou problemas com o carro e não conseguiu um resultado expressivo. Ele também participou de uma corrida preparatória, do VLN Endurance.

Na reta final da temporada do DTM, que, após Nürburgring, passa por Budapeste e termina em Hockenheim no meio de outubro, o curitibano acredita em bons resultados que se reflitam em ascensão no campeonato. O piloto do BMW Team MTEK está em 13º na classificação geral, empatado com o 12º, e a apenas 23 pontos do top-10, sendo que a cada rodada dupla são 50 os pontos em jogo.

Essa será a 50ª vez que o circuito de Nürburgring recebe uma etapa do DTM, sempre com grande presença do público alemão. O traçado de 3.629 metros de extensão é cheio de desafios para os pilotos, com curvas de média e alta velocidade, em sua maioria. Outro fator decisivo costuma ser o clima, habitualmente instável na região. A previsão para este fim de semana, porém, é de sol e tempo firme, o que costuma favorecer o desempenho das BMW M4 DTM.

As atividades de pista do DTM começam nesta sexta-feira, com o 1º treino livre. No sábado, acontecem o 2º treino livre, classificação 1 e a primeira corrida da rodada, com 40 minutos mais uma volta de duração. No domingo, a programação se repete, com o 3º treino livre, classificação 2, e a corrida mais longa, de 60 minutos mais uma volta e pit-stop obrigatório. O canal BandSports transmite as duas corridas ao vivo, no sábado às 9h55 e no domingo a partir das 10h10.

Volta Rápida em Nordschleife

Além de acelerar durante a etapa do DTM, Farfus terá uma experiência muito especial na segunda-feira logo após a corrida. O brasileiro levará três sortudos de carona em um carro do DTM - chamado de DTM taxi - para uma volta no lendário circuito longo de Norschleife. Essa será a primeira vez após 23 anos que um carro da categoria anda novamente no circuito completo. A ação é resultado de uma campanha da Shell, o #helixheartbeat, que promoveu um concurso na internet que premiou três pessoas para essa emoção única.

Augusto Farfus:

"Depois do bom resultado na Rússia, chego motivado para a reta final do DTM e para essa etapa em Nürburgring. Esse é sempre um cenário especial, uma das pistas mais tradicionais do mundo, e há sempre uma atmosfera incrível lá. Creio que nosso carro estará bem competitivo, e a previsão de tempo firme é favorável, porque o tempo instável acaba deixando as classificações e corridas uma loteria. Vamos buscar fazer um bom trabalho e somar o máximo de pontos possíveis para seguir subindo no campeonato. E depois da etapa, poder dar uma volta com o carro de DTM no circuito de Nordscheleife com certeza será um dos pontos altos da temporada, estou super animado e sei que será uma emoção única tanto para mim quanto para os vencedores do concurso da Shell".

Programação do DTM em Nürburgring (horários de Brasília):

Sexta-feira (09/09):
12h às 12h30 - 1º treino livre

Sábado (10/09):
5h45 às 6h15 - 2º treino livre
7h35 às 7h55 - Classificação 1
9h55 - Corrida 1

Domingo (11/09):
5h40 às 6h10 - 3º treino livre
7h50 às 8h10 - Classificação 2
10h10 - Corrida 2

Postar um comentário

0 Comentários