Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Kiko Porto supera problemas e mantém liderança entre os novatos da Rotax Junior Max

Foto: Divulgação
Não foi fácil, mas depois de muita superação e trabalho, o pernambucano Kiko Porto (Coco do Vale / Petromega / BF / Élder Racing / Victória Racing) garantiu o 2º lugar entre os pilotos Novatos (Rookie)  que disputaram a 4ª etapa da Copa São Paulo de Kart, na categoria Rotax Júnior Max. A prova foi realizada neste fim de semana no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia, região metropolitana de São Paulo.

Com o cancelamento da etapa do SKB – Super Kart Brasil – para a categoria Júnior Menor, todas as atenções da equipe de Kiko se voltaram para a Copa São Paulo, que especialmente nesta etapa teve o sentido da pista da Granja Viana invertido. Desta forma, o traçado mostrou como característica o acesso à reta e a própria reta principal em subida, o que exigiu muito dos motores.

Para Kiko Porto o maior desafio foi a adaptação ao sentido anti-horário da pista. A maioria dos pilotos, por morar em São Paulo, teve a oportunidade de treinar mais tempo no traçado. Por outro lado o pernambucano só chegou à Cotia na quinta-feira(26/05), dia das sessões de treinos livres. Mesmo assim, Kiko se esteve sempre entre os mais rápidos, ficando a poucos décimos dos melhores tempos – Só precisamos acertar alguns detalhes pra que o kart melhore – comentou o piloto. E melhorou, tanto que na tomada de tempo para a 1ª bateria ele ficou a apenas três décimos da pole position e o 9º melhor tempo no grid.

Por uma questão técnica, observada pelos comissários da prova, o piloto kart número 12 foi obrigado a alinhar apenas na 21ª e última posição. Decisão que foi muito contestada pela equipe, mas que não foi acatada pela direção da prova. Sendo assim Kiko partiu lá de trás e teve que fazer uma prova de extremo arrojo e talento. No final da 1ª bateria, ele conseguiu se recuperar e cruzou a linha de chegada na 10ª posição geral e em 2º entre os Novatos – Considerando tudo que aconteceu foi um bom resultado. Consegui fazer muitas ultrapassagens e ainda temos a segunda prova de hoje. Vamos pra cima – comentou Kiko Porto.

No treino que definiu o grid de largada para a bateria número 2 não houve problemas e com isso Porto garantiu o 6º melhor tempo, com a diferença para o 1º no grid sendo definida nos centésimos. Com os karts muito parecidos nos acertos, não foi fácil conseguir posições na corrida. Kiko chegou a estar em 4º,  numa briga particular com Dudu Barrichello. Mas no final o pernambucano terminou na 5ª colocação geral e outra vez 2º entre os Novatos. O vencedor nessa categoria foi o paulista Matheus Morgatto – Acho que foi uma boa prova. Perdemos um pouco de rendimento nas últimas voltas, mas o importante é que conseguimos manter a liderança na classificação entre os Novatos da Rotax Júnior Max aqui na Granja – disse o pernambucano, logo após o encerramento da etapa.

No pódio, Kiko ainda recebeu o troféu de Campeão Novatos do Torneio de Verão da Granja Viana, que soma a pontuação das três primeiras etapas da competição disputada em Cotia. O próximo compromisso de Kiko Porto nas pista será também pela Copa São Paulo, no dia 18 de junho. Na disputa da 5ª etapa da temporada.

KMCOM
Jornalista Responsável:
Kako Marques - MTB 1379
Fone: (83) 98757 8711

Postar um comentário

0 Comentários