Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Stock Car: De olho em novo regulamento, Rafael Suzuki almeja bons pontos no Velopark

Foto: Rafael Gagliano
Depois de top-10 na etapa de abertura em Curitiba, representante maranhense quer aproveitar rodada dupla para manter boa colocação na classificação geral. Além de novas regras e pontuação, pilotos estreiam nova carenagem dos modelos Chevrolet

Um mês após a etapa de abertura da temporada 2016, a Stock Car volta a se reunir neste fim de semana (9 e 10 de abril), agora no Autódromo do Velopark, na zona metropolitana de Porto Alegre, para a segunda etapa da temporada, com novidades e desafios para os pilotos. Para Rafael Suzuki, que fez uma bela prova de recuperação junto do argentino Franco Vivian na Corrida de Duplas e terminou no top-10, o objetivo é novamente mostrar-se competitivo e manter uma boa posição na classificação geral.

O campeonato começa "para valer" nesta etapa, retomando o formato de rodada dupla para a disputa, com duas provas - a primeira de 45 minutos mais uma volta, e a segunda na sequência, com 30 minutos mais uma volta de duração. O regulamento traz importantes novidades, que vão influenciar bastante na estratégia. A partir de agora, o pit-stop deixa de ser obrigatório, mas segue permitido - apenas até o minuto 35 dos 45 totais na corrida 1 ou durante toda a corrida 2 -, e primeiro deve ser feito o reabastecimento e depois a troca de pneus, caso optem pelas duas operações.

"Temos grandes novidades no regulamento a partir dessa etapa, e não conseguimos prever exatamente como isso vai influenciar no fim de semana, mas uma boa estratégia será ainda mais determinante para os resultados finais. Como o pit-stop não é mais obrigatório, temos de analisar os riscos, benefícios e real necessidade de uma parada, que deve ser feita na hora certa. Mas creio que isso vai abrir muito mais variáveis nas corridas, e deixar as disputas bem emocionantes e imprevisíveis", comentou Suzuki, o único representante maranhense na categoria.

A pontuação também foi alterada neste ano, com mais pontos distribuídos na primeira corrida das etapas: o vencedor leva 30 pontos, o segundo 25, o terceiro 22 e o quarto 20; do quinto (19) ao 17º a pontuação é decrescente de um em um ponto. O 18º colocado soma 5 pontos, o 19º leva três e o 20º fecha a zona de pontos com um. Na segunda prova, apenas os 14 primeiros pontuam: 15 para o vencedor, 13 para o segundo colocado e 12 para o terceiro. Do quarto (11) ao 14º (1), a pontuação é decrescente de um em um. Apesar do 10º lugar em Curitiba, Rafael Suzuki vai em busca de seus primeiros pontos no Rio Grande do Sul, já que na primeira etapa apenas os seis primeiros colocados pontuaram.

"O Velopark é a menor pista do calendário (com 2.278 metros de extensão), e isso faz com que os tempos entre os pilotos sejam muito próximos, qualquer detalhe te joga do céu ao inferno. Apesar de termos menos tempo de treinos, vamos trabalhar para continuarmos bem competitivos, como estivemos em Curitiba. Sei que o campeonato é longo, mas conquistar bons pontos desde o início é muito importante, e esse será nosso objetivo na etapa", disse o piloto da Geolab Racing.

Outra grande novidade para metade dos 32 pilotos do grid será a introdução de uma nova carenagem para os carros com "bolha" Chevrolet, com o modelo do Novo Cruze dando formato aos carros a partir de agora. O carro foi lançado recentemente nos Estados Unidos e ainda não chegou ao mercado brasileiro. Nas pistas, a expectativa é que haja um ganho de performance, especialmente em retas, por causa da nova aerodinâmica.

"O carro novo ficou muito bonito, com um visual mais agressivo, e acreditamos que haverá um ganho aerodinâmico, com menos arrasto nas retas. Ainda vamos comprovar isso na pista, mas, como nenhum dos pilotos andou nesse carro, vai se dar melhor quem conseguir assimilar logo as diferenças e tirar o máximo de proveito dessa novidade", completou Rafael Suzuki.

A programação do fim de semana também será um pouco diferente, com as atividades de pista começando apenas no sábado, ao contrário do habitual, quando o primeiro treino acontece ainda na sexta-feira. No Velopark, o shakedown e os dois treinos livres - ambos de 40 minutos - serão realizados na manhã de sábado, e na sequência, às 14h, a tomada de tempos define o grid de largada, com transmissão ao vivo do Sportv. As duas corridas da rodada acontecem no domingo, a partir das 13h, também com transmissão ao vivo do Sportv.

Rafael Suzuki é patrocinado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Confira a programação da Stock Car no Velopark:

Sábado, 9 de abril
08h00 - 08h10 - Shakedown (Grupo 1)
08h15 - 08h25 - Shakedown (Grupo 2)
08h35 - 09h15 - 1º Treino (Grupo 1)
09h20 - 10h00 - 1º Treino (Grupo 2)
11h20 - 12h00 - 2º Treino (Grupo 1)
12h05 - 12h45 - 2º Treino (Grupo 2)
14h00 - 15h00 - Classificação

Domingo, 10 de abril
13h00 - Largada Corrida 1
14h10 - Largada Corrida 2
15h00 - 16h00 - Visitação aos boxes

Postar um comentário

0 Comentários