Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Rally: Começa a nova temporada de sucesso da Família da Poeira

Foto: Donizetti Castilho
Campeões no ano passado, os irmãos Rodrigo, Gabriel e Bruno Varela vão atrás de novas conquistas em 2016

Tem início neste final de semana (05/3) mais uma emocionante temporada do esporte a motor, com a realização das provas de abertura dos Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country. E novamente a ‘Família da Poeira’ deve ser destaque no Rally Barretos, a cerca de 420 km de São Paulo (SP). Já muito conhecidos no meio do off-road, o bicampeão mundial de Rally Cross Country Reinaldo Varela (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis) vai pilotar uma picape Mitsubishi, enquanto os seus filhos Rodrigo (Can-Am/Blindarte), Gabriel (Can-Am/Blindarte) e Bruno (Polaris One/Blindarte) vão conduzir os ágeis UTV’s.

"Novamente vai ser uma grande satisfação correr junto com os meus filhos. O importante é que nós continuamos unidos e fazendo o que gostamos. Por isto, espero que todos terminem sorridentes e comemorando o término de mais uma competição", declara o patriarca da Família da Poeira.

Depois de assegurarem a sétima colocação na abertura da Copa do Mundo de Rally Cross Country deste ano, na gélida Rússia, os vencedores do rally dos Sertões do ano passado Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis) vão enfrentar as altas temperaturas do interior de São Paulo.

"Vamos participar com a mesma picape Mitsubishi que utilizamos no Rally dos Amigos, no final da temporada passada. Como tivemos alguns problemas técnicos naquela prova, decidimos desenvolver este carro que tem uma boa dinâmica e a gente quer ver se faz uma prova limpa, segura, rápida e sem nenhum problema", planeja o navegar catarinense.

BUSCA DE NOVOS TÍTULOS NA CATEGORIA UTV

Campeão Brasileiro de Quadriciclos em 2014, Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte) fez uma temporada de transição para os UTV no ano passado, e mesmo assim foi vice-campeão geral no Rally dos Sertões e terceiro colocado no Brasileiro de Rally Baja na classe Super Production. Este ano o filho do meio de Reinaldo mudou de classe e equipamento. Vai competir com Can-Am Maverick 1000 XDS Turbo na Turbo Production, uma categoria que será muito disputada, pois todos os equipamentos serão iguais. Não poderá haver alteração de roda, parafusos, suspensão, barra de direção, pivôs, eletrônica, filtros de ar e óleo, não pode aliviar peso e até os plásticos tem que estar no lugar.

"Vamos para um desafio novo. É uma categoria nova, com muitos pilotos bons e mais rápida do que a Super Production, onde estreei no ano passado. Tem que ser tudo original, não pode mudar absolutamente nada. A gente está bem otimista, esperando bons resultados. Esta primeira etapa será o termômetro da temporada, mas queremos a vitória, queremos sair campeões no final do ano e se divertir, que é o mais importante".

Caçula da ‘Família da Poeira’, Bruno Varela (Polaris One/Blindarte) foi a grata surpresa da última temporada de UTV, conquistando o maior número de vitórias e o título de Campeão na classe Production, campeão nacional da Polaris Cup, e terceiro colocado no Rally dos Sertões, tanto na classificação Geral quanto na classe Super Production. Agora retorna em 2016 subindo para a categoria Pro, a top do UTV, desta vez a bordo do Polaris RZR XP 1000 Turbo.

"As expectativas são boas, já treinei com este equipamento que é muito mais forte do que o original. O objetivo é sempre chegar no lugar mais alto do pódio, mas no meu ponto de vista este ano vai ser bem difícil e disputado, pois vou ter concorrentes mais fortes e experientes, como o meu irmão Rodrigo, que foi campeão nesta categoria no ano passado. Mas vamos treinar para fazer uma boa corrida e conquistar um bom resultado para a equipe", prevê o rapaz de 19 anos de idade.

O mais velho e experiente dos três irmãos, Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte) conquistou o título de Campeão Brasileiro de Rally Baja em 2015, na classe Pro de UTV, vencendo 13 das 15 etapas, e ainda foi vice-campeão do Rally dos Sertões na classe Turbo.

"Até que enfim estamos de volta ao calendário do Rally. Este ano novamente renovamos todos os patrocínios, e estou com um Can-Am Maverick Turbo, com alguns itens mais reforçados e uma motorização mais forte, já desenvolvido com cerca de 131 hp e turbo. Vamos com um equipamento mais rápido, mas com a uma receita parecida com a que nos deu as vitórias e o título. Então tem tudo para dar certo, vai ser um início de campeonato muito bom", confia.

"A expectativa está muito grande, pois o meu irmão Bruno vai correr na mesma categoria e o Gabriel vai usar um equipamento bem parecido com o meu. Então a briga na classificação geral vai ser bem forte dentro da Família da Poeira. Se Deus quiser todos serão rápidos nas trilhas e espero que ninguém tenha problema. E que vença quem estiver com o equipamento mais afinado a cada prova. Mas eu não vou dar moleza para nenhum deles, vão ter que correr atrás. Vou defender o meu título e não vou deixar nenhum irmão carimbar a minha faixa. Vou com a faca entre os dentes!", brincou o progenitor de Reinaldo Varela.

Programação do 10º Cross Country Rallymakers Barretos:
05/03 - Sábado
09:30h - Prólogo CBA
10:00h - Largada na Especial (150 km + 50 km de deslocamentos)*
12:30h - Largada do 1º carro na Prova Especial (150 km SS + 50 km deslocamentos)*
12:30h - Previsão de Largada Motos na Especial Indoor
21:00h - Evento Promocional

06/03 - Domingo
08:00h - Largada na Especial (150 km + 50km de deslocamentos)*
10:30h - Largada do 1º carro na Prova Especial (150 km SS + 50 km deslocamentos)*
11:00h - Início do Super Prime seguido de premiação CBM
13:00n - Início do Super Prime seguido de premiação CBA
15:30h - Cerimonial de encerramento
* - km poderá sofrer alterações em ajuste com o cronograma de plantio/corte de cana na região

Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2016
1ª e 2ª etapas - 06/03 - Rally de Barretos
3ª e 4ª etapas - 20/03 - Rally da Ilha
5ª e 6ª etapas - 22/05 - Rally Cuesta
7ª e 8ª etapas - 12/06 - Rally Rota SC
9ª e 10ª etapas - 02/07 - Rally Baja Jalapão
11ª e 12ª etapas - 06/11 - Rally Rota Sudeste
13ª e 14ª etapas - 10/12 - Rally dos Amigos

Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2016
Etapa 1 e 2 - 5 e 6/3 - Rally de Barretos (2 etapas)
Etapa 3 e 4 - 21 a 24/4 - Rally RN 1500 (2 etapas - 2 primeiros dias)
Etapa 5 e 6 - 21 e 22/5 - Rally Cuesta (2 etapas)
Etapa 7 e 8 - 3 a 10/9 - Rally dos Sertões (2 etapas - 2 primeiros dias)
Etapa 9 e 10 - 5 e 6/11 - Rally Rota Sudeste (2 etapas)
Etapa 11 - 10/12 - Rally dos Amigos (1 etapa)

Curta www.facebook.com/DivinoFogaoRallyTeam

Postar um comentário

0 Comentários