Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Rally Rota Santa Catarina: Irmãos Varela buscam novas vitórias no Brasileiro de Baja

Foto: Doni Castilho
Rodrigo Varela é o líder na categoria Pro. Seus irmãos Gabriel e Bruno estão entre os três melhores colocados em suas respectivas classes no UTV.

Aproximadamente 100 competidores do off-road nacional estarão neste final de semana (03 e 04/10) na região da Praia da Barra do Itapocu (Araquari), localizada na região norte de Santa Catarina, depois de passar no Balneário de Barra do Sul, para a disputa do Rally Rota SC, válido pelas 11ª e 12ª Etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja para Motos, Quadriciclos e UTVs e para as 8ª e 9ª provas do Brasileiro de Rally Cross Country para Motos, Quadriciclos, UTVs, Carros e Caminhões. Os irmãos Varela devem ser atração na competição, pois a expectativa é dos três andarem entre os primeiros em suas respectivas classes na categoria UTV e pelo menos um vencer, como vem acontecendo desde o início da temporada.

"Venci este rally no ano passado. Agora vou tentar defender esta vitória e também a liderança no campeonato, onde tenho uma vantagem boa. Vamos trabalhar para sair vencedor na Pró", planeja Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte), vencedor de nove das dez etapas do Brasileiro de Rally Baja na classe Pro de UTV.

O filho mais velho do bicampeão mundial de rally cross country Reinaldo Varela quer manter a sua invencibilidade de oito provas consecutivas para se aproximar do título. "Faltam poucas provas para terminar o campeonato, então, tenho que ter bastante cabeça para levar o meu Can-Am Maverick Turbo para completar todas as etapas e poder me firmar na ponta. Creio que andando num ritmo bom a gente consiga estes resultados", acredita Rodrigo, que lidera o certame nacional com folga, ao somar 245 pontos, 48 a mais que Leandro Torres, o segundo colocado.

Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte), terceiro colocado no Brasileiro da classe Super Production de UTV, está otimista em buscar a sua primeira vitória em seu ano de estreia na modalidade. "No ano passado corri nesta prova de Quadriciclo, mas foi em outro local, então não sei muito que esperar. Sei que está chovendo bastante, então o piso de areia deverá estar bem encharcado, como na última prova. O meu Can-Am Maverick 1000 XRs está bem preparado e pretendo sair de lá com o melhor resultado do ano", comenta. "Vai ser meu aniversário no sábado, então eu espero me dar de presente a minha primeira vitória em UTV", foca o piloto que irá completar 21 anos de idade.

Novato na categoria UTV, o mais novo piloto da família Varela ocupa a terceira colocação na classe Production, a mais equilibrada, onde o líder não venceu nenhuma etapa, enquanto o quinto colocado já venceu três provas. Os cinco primeiros no certame nacional estão separados por apenas 20 pontos, enquanto que cada vitória distribui 25 pontos. Bruno Varela (Polaris One/Blindarte) tem duas vitórias e quer retomar a liderança do campeonato que já ocupou.

"É a primeira vez que participarei deste Rally, então tudo será novidade. Estou bem preparado, o meu Polaris RZR XP 1000 está excelente e vou buscar mais vitórias para voltar a subir no campeonato e continuar na briga direta pelo título", afirma convicto o piloto de 19 anos de idade.

A característica do roteiro do Rally Rota Santa Catarina terá piso predominante de areia, com algumas partes de piçarra, mesclando trechos rápidos e travados, com diversas curvas, subidas e descidas. A prova se inicia bem técnica com piso de areia, ficando mais rápida em um piso de piçarra, e voltando para a areia, alternando para piso de areião pesado. Praticamente não há lombas no trajeto que será todo em reflorestamentos de pinus e eucaliptos e áreas de extração de areia.

A competição será composta por deslocamento inicial de 400 metros, uma Especial cronometrada de 132 quilômetros (carros e caminhões), ou de 106 quilômetros (motos, quadriciclos e UTVs), e 3 quilômetros de deslocamento final, para cada um dos dois dias.

A concentração das equipes participantes será às margens da BR 101, no KM 71 (Posto Sinuelo), em Araquari (SC), distante 169 quilômetros da capital do estado, onde também funcionará a Secretaria de Prova, Sala de Imprensa, Posto Médico, e área para manutenção dos veículos.

Programação do Rally Rota SC:
03/10 - Sábado
09h - Largada do 1° carro na Prova Especial
10h - Largada da 1ª moto na Prova Especial

04/10 - Domingo
08h - Largada do 1° carro na Prova Especial
09h - Largada da 1ª moto na Prova Especial
15h30 - Cerimonial de premiação


Pontuação do Campeonato Brasileiro de Rally Baja - UTV após as 10 primeiras etapas:
Pro -
1) Rodrigo Varela, 245;
2) Leandro Torres, 197;
3) Marcelo Gastaldi, 101;
4) André Sawaia, 98;
5) Rafael Braga Pinho, 92;
6) Renato Martins, 86;
7) Denísio Casarini Filho, 83;
8) Pedro Queirolo, 71;
9) Vinicius Proença Rosa, 42;
10) Rodrigo de Melo Pimenta, 20.

Super Production -
1) Aristides Mafra Junior, 247;
2) José Hélio Rodrigues F., 203;
3) Gabriel Varela, 172;
4) Richard James Carida, 137;
5) Gilberto Mayorga Jr., 119;
6) Erik Donatto, 103;
7) Daniel Guerra Costa, 94;
8) Renato Meinberg, 82;
9) Henrique Gutierrez, 76;
10) André Hort, 62.

Production -
1) Wander Garcez Ribeiro, 171;
2) Roberto Sampaio, 168;
3) Bruno Varela, 161;
4) André Macedo Corrêa, 157;
5) Maurício Pena Rocha, 151;
6) Marcelo Carquejo, 132;
7) Rodrigo Cordaro, 131;
8) Helena Deyama, 108;
9) Luiz Batista, 101;
10) Marcelo Mistrorigo, 96.

Curta www.facebook.com/DivinoFogaoRallyTeam

Postar um comentário

0 Comentários