Header Ads Widget

Responsive Advertisement

VIDEO: Confira os melhores momentos da 1ª Etapa da Seletiva de Kart Petrobras 2015

Foto: Nicola Pizarro
Bertoncello, Fontana e Di Mauro conquistam as primeiras vagas na final da 17ª edição. Confira as imagens

Mesclando pilotos experientes e novos competidores que estão chegando na categoria Graduados, a Seletiva de Kart Petrobras deu início no dia 27 de junho a sua 17ª edição no kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri (SP). Campeão da Seletiva 2013, o carioca Olin Galli não deu chances aos adversários. Fez a pole e venceu as três baterias faturando o título da Copa Petrobras Sorriso Campeão, somando 33 pontos no total. Mas, como ex-campeão, o piloto não pode mais concorrer à vaga na final, bem como o vice-campeão do evento, André Nicastro, que não tem a idade permitida pelo regulamento (entre 15 e 18 anos). Assim, os primeiros selecionados foram o gaúcho Bruno Bertoncello, o carioca Zaiya Fontana e o paulista Gaetano di Mauro.



A disputa aconteceu dentro da 5ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart e, tirando o domínio de Olin Galli, teve boas brigas pelas vagas na final da Seletiva de Kart Petrobras. Bertoncello garantiu a primeira vaga, por ter sido o piloto a somar mais pontos nas duas primeiras baterias. Fontana foi o segundo classificado, mas se engana quem pensa que o carioca teve vida fácil. Depois de terminar em segundo na primeira corrida, ele foi obrigado a abandonar a prova seguinte com problemas no kart e veio do fim do grid para chegar em segundo na bateria final e garantir a vaga. E o último classificado do dia foi o paulista Di Mauro, que na soma das três provas marcou mais pontos.

Apesar de ter apenas 16 anos, Bertoncello, que é natural de Passo Fundo, já vai disputar sua terceira final da Seletiva. Para o piloto, o fato de já ter experiência na decisão do evento poderá ajuda-lo. Fontana também já tem experiência na final da Seletiva. Em 2014, o piloto de 15 anos foi o quinto colocado e um dos destaques da decisão. Di Mauro, de 17 anos, também foi correr a prova, especialmente para tentar a vaga.

Para Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras, a primeira etapa classificatória não poderia ter resultados melhores. "Começamos a Seletiva de Kart Petrobras com o pé direito. A Copa Petrobras Sorriso Campeão é caracterizada por mesclar pilotos novos, que estão chegando na Graduados, com os mais experientes e foi isso que a gente viu aqui. Tivemos a vitória do Olin Galli, que é um piloto experiente, já foi campeão da Seletiva de Kart Petrobras há dois anos e dominou, mas também a chegada de pilotos mais novos como o Zaiya, que foi uma das revelações da Seletiva do ano passado, conseguindo ir para a sua segunda final. Então, estou muito feliz. Foi um grid grande, de qualidade, como tem acontecido nos últimos anos neste evento", avaliou.

"Além disso, este evento tem um valor especial, porque não só dá início à ação social, mas encontramos aqui uma maneira também de valorizar o trabalho dos mecânicos, dando a eles uma premiação diferenciada", completou Carcasci.

A Copa Petrobras Sorriso Campeão também marcou o início da ação social Sorriso Campeão. O projeto permite que cada piloto participante indique dois mecânicos da sua equipe para receber por um ano tratamento odontológico gratuito. Os mecânicos ainda terão direito a inscrever suas mulheres e filhos (até 12 anos). A ação, que está em sua 13ª edição, é uma iniciativa dos organizadores da Seletiva de Kart Petrobras e apoiada pela Petrobras, Petrobras Distribuidora, MG Pneus e pela dentista Ligia Martins Xavier.

A segunda etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras acontecerá no dia 25 de julho, dentro do Campeonato Brasileiro de Kart, no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Serão mais três finalistas definidos na categorias Graduados. No total, 12 pilotos estarão na briga pelo maior prêmio do kartismo nacional no final do ano. E três vencedores vão participar do programa de orientação, que dará aos pilotos novas experiências, como treinar de kart na Europa com uma equipe do automobilismo de base, participar do Mitsubishi Racing Experience no Brasil com Ingo Hoffmann, entre outros.

Resultado Copa Petrobras Sorriso Campeão:

1ª Bateria (Top-6)
1) 1-Olin Galli (Graduados), (12 voltas) 8min03s310
2) 155-Zaiya Fontana (Graduados), a 2s767
3) 28-André Nicastro (Graduados), a 3s807
4) 111-Bruno Bertoncello (Graduados), a 4s908
5) 70-Paulo Victor (Graduados), a 5s325
6) 11-Gaetano Di Mauro (Graduados), a 5s928

2ª Bateria (Top-6)
1) 1-Olin Galli (Graduados), (15 voltas) 10min08s086
2) 11-Gaetano Di Mauro (Graduados), a 2s091
3) 111-Bruno Bertoncello (Graduados), a 3s837
4) 28-André Nicastro (Graduados), a 7s263
5) 177-André Castro (Graduados), a 7s565
6) 58-João Rosate (Graduados B), a 8s274

3ª Bateria (Top-6)
1) 1-Olin Galli (Graduados), (18 voltas) 12min10s360
2) 155-Zaiya Fontana (Graduados), a 5s117
3) 28-André Nicastro (Graduados), a 5s848
4) 11-Gaetano Di Mauro (Graduados), a 6s194
5) 9-Fernando Oizumi (Graduados), a 7s422
6) 218- Vinicius Papareli (Graduados), a 8s015

Pontuação Final (Top-10)
1. Olin Galli 33 pontos
2. André Nicastro 23
3. Gaetano Di Mauro 21
4. Zaiya Fontana 18
5. Bruno Bertoncello 16
6. Paulo Victor 13
7. Fernando Oizumi 11
8. Gabriel Sereia 9
9. João Rosate 9
10. Andre Castro 6

Classificados 2015 (três de 12 vagas já definidas):
Bruno Bertoncello (RS)
Zaiya Fontana (RJ)
Gaetano Di Mauro (SP)

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por quatro etapas classificatórias em 2015, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos serão selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 16 anos, quase 200 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contemplará três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - chega a 250 mil reais. O campeão receberá 64 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

Confira as demais provas do calendário da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:

Fase Classificatória
25 de julho - 2ª etapa (Campeonato Brasileiro de Kart) - Velopark, Nova Santa Rita (RS)
29 de agosto - 3ª etapa (Copa Norte de Kart) - São Luís (MA)
17 de outubro - 4ª etapa (Copa Brasil de Kart) - Vespasiano (MG)

Final
3 e 4 de novembro - Kartódromo Granja Viana - Cotia (SP)
* Sujeito a alterações

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br

Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel. 11 4116.5509
fernanda@fgcom.com.br /beatriz@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br

Postar um comentário

0 Comentários