sexta-feira, 10 de julho de 2015

Augusto Farfus disputa quarta etapa do DTM confiante em brigar pelo pódio em Zandvoort

0 comentários
Foto: Divulgação
Vencedor no circuito holandês em 2013, brasileiro acredita que gerenciar o desgaste dos pneus e tirar proveito dos 30 quilos a menos dos BMW em relação ao Audi serão determinantes para bom resultado

Pouco menos de duas semanas depois da etapa em Norisring, os pilotos do DTM (Campeonato Alemão de Turismo) voltam a se reunir neste fim de semana (10 a 12 de julho) para a quarta rodada dupla do campeonato, que acontece em Zandvoort, na costa norte da Holanda. O circuito foi palco da última vitória de Augusto Farfus na categoria, no fim de 2013 - ano em que foi vice-campeão do DTM -, e será uma motivação extra para o brasileiro voltar a ser protagonista de grandes resultados.

A etapa holandesa, que nas temporadas passadas foi uma das últimas do campeonato, será a primeira deste ano fora da Alemanha, e será seguida por corridas na Áustria e na Rússia. Presente no calendário do DTM desde 2001, o tradicional traçado de 4.307 metros é bem técnico, com uma variação interessantes de curvas. O asfalto muito abrasivo também pode influenciar bastante na dinâmica do fim de semana, já que mesmo na corrida curta no sábado, quando o pit-stop não é obrigatório, pode ser necessário que os pilotos façam uma troca de pneus, aumentando assim as variáveis na disputa.

A BMW vem mostrando evolução no campeonato, e prova disso foi que na última etapa todos os pilotos da montadora bávara terminaram na zona de pontuação. Além disso, pelo regulamento que acrescenta ou retira peso conforme os resultados, a BMW terá seus carros 30 quilos mais leve que os carros da Audi, que aparece na liderança da tabela entre pilotos, com o inglês Jamie Green, e também de montadoras.

As atividades de pista começam nesta sexta-feira, com o warm-up e o primeiro treino livre. O canal por assinatura BandSports transmite ao vivo as corridas de Zandvoort no fim de semana, no sábado a partir das 13h, e no domingo às 9h, horários de Brasília.

Augusto Farfus:

"Nossa expectativa para essa etapa é brigar pelo pódio. Estamos no caminho certo, evoluímos bastante, e nosso carro está 30 kg mais leve que os Audi. Gosto muito de Zandvoort, sempre andamos bem e inclusive já venci lá no DTM. É uma pista muito dura para os pneus, então acredito que o gerenciamento e a estratégia de pneus será bem determinante. Classificamos várias vezes como o melhor piloto BMW, e espero que a gente consiga traduzir em pontos a boa performance do carro. Estou super confiante para voltar a subir no pódio e até mesmo brigar pela vitória."

Programação do DTM em Zandvoort (horários de Brasília):

Sexta-feira, 10 de julho
6h45 às 7h20 - Shakedown
10h45 às 11h35 - Treino livre 1

Sábado, 11 de julho
6h30 às 7h20 - Treino livre 2
9h55 às 10h15 - Classificação 1
13h - Corrida 1 (40 minutos)

Domingo, 12 de julho
4h45 às 5h - Shakedown
6h35 às 6h55 - Classificação 2
9h - Corrida 2 (60 minutos)

Deixe seu comentário