terça-feira, 23 de junho de 2015

Seletiva de Kart Petrobras dá a largada para a 17ª temporada com a Copa Petrobras Sorriso Campeão

0 comentários
Foto: Fabio Oliveira
Treinos para a primeira etapa classificatória começam nesta sexta-feira e a briga promete ser boa entre ex-finalistas e novatos que disputarão a vaga pela primeira vez

A primeira etapa classificatória para a 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras vai reunir kartistas experientes e novos talentos em busca de uma vaga na final do evento. A Copa Petrobras Sorriso Campeão acontece neste final de semana (dias 26 e 27) e três dos 12 finalistas já serão conhecidos. A disputa acontece dentro da 5ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart para os pilotos da categoria Graduados, no kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri (SP).

Dois finalistas de 2014 já confirmaram presença e estarão novamente na briga pelas vagas. O carioca Zaiya Fontana, de 15 anos, quinto colocado na final da Seletiva no ano passado, virá para São Paulo especialmente disputar a competição com o objetivo de ser novamente finalista. Já o gaúcho Bruno Bertoncello está participando do campeonato e aparece na oitava colocação. O piloto, de 16 anos, vive boa expectativa para tentar a vaga pela terceira vez. Em 2013, ele ficou em sexto na final e, no ano passado, foi o nono colocado.

"A expectativa é sempre boa. Venho participando de várias corridas durante o ano, para estar bem preparado para a Seletiva", comentou Bertoncello.

Mas a briga também promete ser boa com os novatos, que vão tentar ser finalista pela primeira vez, como o brasiliense Murilo Della Coletta, de 16 anos, que está em quinto na Copa São Paulo Light, Gabriel Sereia, também de 16 anos, nono colocado, além de Luiz Felipe Branquinho, Evandro Bambirra, entre outros.

"Vou tentar a vaga para a Seletiva pela primeira vez e espero conseguir já na primeira oportunidade", diz o confiante Sereia.

Os treinos livres terão início na sexta-feira (26), bem como a tomada de tempos. No sábado (27), serão três provas. A primeira e a segunda terão 12 voltas cada. A última delas será mais longa (18 voltas). O vencedor da Copa Petrobras Sorriso campeão será o piloto que somar o maior número de pontos nas três provas. Os outros dois selecionados serão: o piloto que somar mais pontos na primeira e segunda provas; e o vencedor da terceira prova. Lembrando que os classificados deverão estar dentro da idade permitida pelo regulamento da Seletiva (entre 15 e 18 anos). Ex-campeões também não podem concorrer ao prêmio novamente.

Projeto Sorriso Campeão
Pela 13ª vez, a prova marcará a ação social Sorriso Campeão. Por meio desta ação, cada piloto participante poderá indicar dois mecânicos da sua equipe para receber por um ano tratamento odontológico gratuito. Os mecânicos ainda terão direito a inscrever suas mulheres e filhos (até 12 anos) no projeto. A ação, uma iniciativa dos organizadores da Seletiva de Kart Petrobras, é apoiada pela Petrobras, Petrobras Distribuidora, MG Pneus e pela dentista Ligia Martins Xavier e realiza, em média, 120 atendimentos a cada ano. Já são mais de 1500 atendimentos nestes 13 anos.

"Todas as etapas da Seletiva são especiais, mas essa por ter o projeto social e ser a primeira do ano gera uma expectativa muito grande em todos nós. Não tenho dúvidas de que teremos um alto nível de disputas, mesclando pilotos experientes e novatos que estão chegando na categoria Graduados", comentou Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras.

Confira os horários da Copa Petrobras Sorriso Campeão:

Sexta, dia 26 de junho
10h20 às 10h55 e 13h40 às 14h05: Treinos Livres
15h50 às 16h10: Abastecimento Tomada de Tempos
15h30: Briefing
14h30 às 15h30: Pneus
16h40 às 16h45: Tomada de Tempos

Sábado, dia 27 de junho
11 às 11h20: Abastecimento 1ª Prova
12h00: 1ª Prova
(*) Demais provas na sequência da programação oficial da 5ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart 2015

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por quatro etapas classificatórias em 2015, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos serão selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 16 anos, quase 200 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contemplará três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - chega a 250 mil reais. O campeão receberá 64 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

Confira o calendário da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:

Fase Classificatória
27 de junho - 1ª etapa - Copa Petrobras Sorriso Campeão (Copa São Paulo Light de Kart) - Aldeia da Serra (SP)
25 de julho - 2ª etapa (Campeonato Brasileiro de Kart) - Velopark, Nova Santa Rita (RS)
29 de agosto - 3ª etapa (Copa Norte de Kart) - São Luís (MA)
17 de outubro - 4ª etapa (Copa Brasil de Kart) - Vespasiano (MG)

Final
3 e 4 de novembro - Kartódromo Granja Viana - Cotia (SP)
* Sujeito a alterações

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br

Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel. 11 4116.5509
fernanda@fgcom.com.br /beatriz@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br

Deixe seu comentário