Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Rally Cuesta Off Road: Irmãos Varela querem vitória e liderança

Foto: Felipe Tesser
O caçula Bruno (Production) e o mais velho Rodrigo (Pró) lideram campeonato brasileiro em suas classes. Campeão nos Quadriciclos, o irmão do meio Gabriel Varela (Super Production) tenta primeira vitória em UTV

A "Princesa da Serra", cognome da cidade de Botucatu, a 230 quilômetros da capital paulista, será o palco do 9º Rally Cuesta Off-Road, neste final de semana (13 e 14/6), válido para a terceira rodada dupla do Campeonato Brasileiro de Rally Baja. E três irmãos de uma famosa família de ralizeiros vão para a Região Centro-sul do Estado de São Paulo, dispostos a vencer e também manter a liderança do certame de UTVs, a categoria de esporte a motor que mais cresce no Brasil.

"Ficar dois meses sem correr não é legal, por isso voltamos com força total para o campeonato. Treinei bastante neste longo intervalo, já desenvolvendo o meu Can-Am Maverick 1000 XRS para o Rally dos Sertões, e espero que possa sair com a primeira vitória em UTV", comenta Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte), que no ano passado venceu esta prova na categoria Quadriciclo e começou a sua caminhada para conquistar os títulos de campeão brasileiro de Baja e Cross Country, e finalmente ser eleito pela imprensa especializada como o melhor piloto da modalidade.

A quinta e sexta provas do certame nacional de off-road terão roteiro que passará pela Serra da Cuesta e propriedades de reflorestamento de eucalipto, com especiais no sábado e domingo de aproximadamente 352 quilômetros. O terreno apresentará grande variedade de obstáculos, com pedras, lombadas, poças, areia, terra vermelha, grama, além de subidas e descidas de 400 a 900 metros, no Topo da Serra.

"O Rally Cuesta é bem técnico, com vários tipos de terreno, mas o que mais predomina nele são os saltos. E ai fica a grande diferença, já que no Quadri quem comanda e domina mais o salto é o piloto utilizando o seu corpo, mas no UTV você fica como passageiro, você não tem domínio depois do salto, tem que ser bem preciso para não errar", compara o estreante em UTV Gabriel Varela, que ocupa a quarta posição na nova categoria.

O caçula (18 anos) dos irmãos Varela vem de vitória na etapa passada, realizada em abril em Ilha Comprida (SP), e mesmo estando em seu ano de estreia no esporte já levou o seu Polaris RZR XP 1000 à liderança do campeonato na categoria Production, para UTVs sem preparação, originais de fábrica.

"Vai ser uma prova gostosa e minha expectativa é manter a ponta do campeonato. Por isto, quero usar a cabeça para não cometer erros e somar bons pontos para ampliar a dianteira na Production", planeja Bruno (Polaris/Blindarte), que soma 74 pontos, dois a mais do que o vice-líder André Corrêa.

Mais velho e experiente dos três irmãos da ‘Família da Poeira’, Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte) já venceu neste ano três de quatro etapas do Brasileiro da classe Pró, e tem uma vantagem de 19 pontos sobre o vice-líder Rafael Braga Pinho, que computa 76 pontos.

"A expectativa para esta prova é grande, pois vamos experimentar algumas modificações para obter um desempenho ainda melhor no meu Can-Am Maverick XDS 1000 Turbo. Começamos a temporada com um bom trabalho e vamos tentar ir bem novamente, somando outros bons pontos para ficar mais tranquilo na liderança", espera Rodrigo, que venceu a segunda prova do Rally Cuesta em 2014.

Pontuação oficial do Campeonato Brasileiro de Rally Baja após 4 etapas:
Classe Pró - 1) Rodrigo Varela, 95; 2) Rafael Braga Pinho, 76; 3) Leandro Torres, 75; 4) Renato Martins, 72; 5) André Sawaia, 65; 6) Denísio Casarini F., 47.

Classe Super Production - 1) Aristides Mafra Jr., 97 pontos; 2) José Hélio Rodrigues F., 80; 3) Gilberto Mayorga Jr., 76; 4) Gabriel Varela, 71; 5) Richard Carida, 59; 6) 6) Erik Evandro Donatto, 57.

Classe Production - 1) Bruno Varela, 74 pontos; 2) André Corrêa, 72; 3) Wander Garcez Ribeiro, 70; 4) Rodrigo Cordaro, 67; 5) Helena Deyama, 66; 6) José Mauro de Almeida Jr, 57.

Programação do Rally Cuesta Off Road:
12/06 - Sexta feira
14h00 às 18h00 - Vistorias no Ginásio de Esportes Mario Covas
19h30 - Briefing e lançamento do Evento - Primar Plaza Hotel

13/06 - Sábado - 1ª Prova
8h00 - Largada 1ª Moto/Quadri/UTV no parque de apoio (Ginásio de Esportes Mário Covas).
9h00 - Largada 1º Carro/Caminhão no parque de apoio (Ginásio de Esportes Mário Covas).
15h30 - Super Prime (Pista anexa ao Ginásio de Esportes Mário Covas)
19h30 - Briefing - Primar Plaza Hotel - Jantar opcional)

14/06 - Domingo - 2ª Prova
7h00 - Largada 1º Carro/Caminhão no parque de apoio (Ginásio de Esportes Mário Covas).
8h00 - Largada 1ª Moto/Quadri/UTV no parque de apoio (Ginásio de esportes Mário Covas).
13h30 - Super Prime (Pista anexa ao Ginásio de Esportes Mario Covas)
16h00 - Premiação (Primar Plaza Hotel)

Curta www.facebook.com/DivinoFogaoRallyTeam

Postar um comentário

0 Comentários