Header Ads Widget

Responsive Advertisement

F-Renault 3.5: Com mudança no regulamento, Pietro Fantin aposta em forte fim de semana na Hungria

Foto: Duch Photo Agency
Quarta etapa da temporada acontece no circuito de Hungaroring, localizado em Budapeste. Devido ao número de acidentes na última etapa em Spa, pilotos e equipes voltarão a ter livre escolha sobre a configuração de downforce dos carros

Principal categoria de acesso à F1, a Formula Renault 3.5 está sempre em busca de inovações para a formação dos pilotos e entretenimento dos fãs. Porém, a principal novidade no regulamento deste ano - a obrigatoriedade do uso de low-downforce (configuração para baixa carga aerodinâmica) nas atividades de sábado -, não foi bem vista por pilotos e equipes, e após a disputa de três etapas, a organização revogou a regra.

O brasileiro Pietro Fantin foi um dos pilotos que apoiou a decisão. Foi justamente um forte acidente com Fantin, quando usava essa configuração durante treinos na última rodada em Spa-Francorchamps, que levantou de vez a questão para uma nova análise. Com a mudança na regra, o piloto da Draco Racing acredita em um salto de desempenho a partir da quarta etapa do campeonato, que acontece neste fim de semana (12 a 14 de junho), no circuito de Hungaroring, já que os pilotos e equipes poderão desenvolver um trabalho contínuo na busca pelo melhor acerto do carro, ao invés de se alternarem entre dois cenários distintos.

Ocupando a 8ª posição na classificação geral, Pietro vai agora em busca do primeiro pódio na temporada. Para isso, o curitibano vê como essencial uma boa posição de largada nas duas corridas, considerando que o circuito húngaro conta com 15 curvas de média e baixa velocidade, ao longo de seus 4.381 metros de extensão, e também não possui muitos pontos para ultrapassagens.

Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, quando a etapa na Hungria foi realizada no fim de setembro e os pilotos tiveram de enfrentar um clima instável e muita chuva, a previsão para o fim de semana é de muito calor, no auge da primavera na Europa.

As atividades de pista começam na sexta-feira, com duas sessões de treinos livres. No sábado, os pilotos disputam a primeira classificação e a corrida, com 40 minutos mais uma volta de duração, e no dia seguinte, a programação é idêntica, com a inclusão do pit-stop obrigatório entre as voltas 5 e 14 na corrida 2. As corridas terão transmissão ao vivo pelo canal Esporte Interativo pela TV e também no www.eiplus.com.br.

Pietro Fantin:

"Acredito que a organização da categoria tomou a decisão certa em não manter o uso do low-downforce obrigatório, pois não estava sendo produtivo para pilotos e equipes. Assim, nossa expectativa é de um melhor desempenho no geral, por podermos trabalhar com o mesmo acerto ao longo de todo o fim de semana. Fizemos uma boa preparação no simulador para essa etapa, a equipe tem um bom histórico na pista e gosto bastante do circuito de Budapeste, então estamos otimistas. Conseguir uma boa posição de largada será importante, pois aqui é uma pista com poucos pontos de ultrapassagens, então vamos focar nisso no começo dos trabalho"

Programação da Formula Renault 3.5 em Hungaroring (horários de Brasília):

Sexta-feira, 12 de junho:
5h00 às 5h50 - Treino livre 1
9h10 às 10h - Treino livre 2

Sábado, 13 de junho:
3h30 às 4h - Classificação 1
6h45 - Corrida 1 (40 minutos + 1 volta)

Domingo, 14 de junho:
3h30 às 4h - Classificação 2
8h - Corrida 2 (40 minutos + 1 volta)

Postar um comentário

0 Comentários