quinta-feira, 5 de março de 2015

Rally de Barretos: Três irmãos correrão de UTV

0 comentários
Fábio Davini
Filhos do campeoníssimo de rally Reinaldo Varela, Rodrigo, Gabriel e Bruno Varela dividirão as trilhas do interior de São Paulo

A cidade de Barretos (SP) é famosa mundialmente pela Festa do Peão Boiadeiro. Agora está se tornando nacionalmente conhecida no Rally, por causa do Cross Country Rallymakers Barretos, que abre neste final de semana (07 e 08/3) os Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country e Rally Baja.

Além das dezenas de carros, motos e quadriciclos que estarão competindo na nona edição do rally, uma das atrações do evento no interior paulista é a participação de três irmãos na UTV, a categoria de esporte motorizado que mais cresce no Brasil e que deverá receber mais de 40 inscritos.

Rodrigo, Gabriel e Bruno Varela são filhos do Campeão Mundial de Rally Cross Country (2001 e 2012) Reinaldo Varela, e pela primeira vez estarão dividindo as trilhas numa mesma categoria. Com 23 anos de idade e três de experiência na modalidade, Rodrigo vai competir na classe Pro, com um Can-Am Maverick XDS 1000 Turbo, que atinge até 140 km/h na terra.

Depois de se sagrar Bicampeão Brasileiro de Quadriciclo em Rally Cross Country e Campeão Brasileiro de Rally Baja, aos 20 anos Gabriel vai estrear na UTV pela classe Super Production, com um Can-Am Maverick 1000 XRS. Já o caçula Bruno (19 anos) vai correr na Production, utilizando o Polaris RZR XP 1000, um equipamento original sem preparação.

"Por mais que seja o mesmo tipo de veículo, cada um vai correr em uma classe, então, não seremos concorrentes diretos", avisa o experiente Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte), que no ano passado levou o título do Sertões Series e os vice-campeonatos brasileiro no Rally Baja e no Rally Cross Country. "O objetivo final é os três brigarem por vitórias e títulos em suas classes", complementa Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte), que divide box com o seu irmão mais velho na equipe Divino Fogão Rally Team/Bike Box.

Preparando-se para a sua primeira temporada completa no rally, Bruno Varela (Polaris/Blindarte) admite que irá com cautela na primeira etapa, para somar seus primeiros pontos e ganhar experiência. "Ainda estou me adaptando ao UTV, mas o Polaris RZR é muito bom. Pretendo andar bem dentro da minha classe em Barretos para ficar na zona de pontos. Sei que terei adversários fortes, mas quero ganhar confiança e com o tempo ter condições de brigar na ponta", planeja o piloto da equipe Polaris.

A mesma cautela é dividida pelo estreante na categoria UTV. "Começo 2015 querendo pontuar. O UTV é um veículo leve derivado do Quadri e por isto o conjunto motor e câmbio é parecido com o que eu usava. Agora preciso me adaptar a andar sentado, manobrando um volante ao invés de guidão, e cercado por uma gaiola. Vou manter o foco de sempre para ir me adaptando e ao mesmo tempo somando pontos desde o início do campeonato", espera Gabriel Varela, que está inscrito na classe com o maior número de concorrentes.

Com mais experiência, Rodrigo Varela se mostra bastante confiante para brigar diretamente pela vitória desde o Rally de Barretos. "Subi de categoria, fui para a top do UTV e a expectativa é brigar pelo título de campeão no Baja. No ano passado fui vice dos dois campeonato brasileiros que disputei e não conquistei os títulos de campeão por poucos pontos. Este ano vou me focar apenas no Baja para brigar diretamente pelo título desde a abertura do certame. O Can-Am Turbo é muito rápido, confiável e resistente. Então, acho que poderemos ter sucesso na categoria", admite.

O 9º Cross Country Rallymakers Barretos terá 138 Km de trechos cronometrados por dia (totalizando 276 Km na busca do menor tempo de prova). Os deslocamentos iniciais e finais somam 68 Km nos dois dias. Cada um dos dias vale como uma etapa dos os Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country e Rally Baja.

Programação - 9º Cross Country Rallymakers Barretos
Sexta-feira - 06/3
12h às 17h - Vistorias técnicas
19h - Briefing Motos/Quadris/UTVs
20h - Briefing Carros e Caminhões

Sábado - 07/3
09h30 - Prólogo Carros e Caminhões
10h - Largada da primeira moto na Prova Especial
12h30 - Largada do primeiro carro na Prova Especial
12h30 - Previsão de Largada Motos na Especial Indoor
18h - Briefing Motos/Quadris/UTVs
21h - Evento Promocional

Domingo - 08/3
08h - Largada da primeira moto na Prova Especial
10h30 - Largada do primeiro carro na Prova Especial
11h - Início Super Prime CBM - seguido de premiação
13h - Início Super Prime CBA - seguido de premiação
15h30 - Cerimônia de encerramento

Curta www.facebook.com/DivinoFogaoRallyTeam

Deixe seu comentário