Header Ads Widget

Responsive Advertisement

De olho em nova regra, Pietro Fantin abre pré-temporada da World Series no circuito de Jerez

Foto: Paolo Pellegrni
A principal novidade no regulamento da categoria de acesso à F1 para 2015 é que os pilotos do grid terão de andar em um dos dias da rodada dupla com pouca carga aerodinâmica. Desta forma, os testes coletivos desta semana servirão para Pietro Fantin fazer várias simulações com baixo downforce

Após um intervalo de quase três meses, os motores da World Series by Renault voltam a roncar nesta semana (5 e 6 de março), quando a categoria vai promover os primeiros testes coletivos da pré-temporada, no circuito de Jerez, na Espanha. O tradicional autódromo andaluz, que também recebeu os primeiros treinos da F1 neste ano, terá a presença de Pietro Fantin. O curitibano de 23 anos vai para sua terceira temporada na Formula Renault 3.5, principal certame da World Series by Renault. Totalmente à vontade na sua equipe, a International Draco Racing, e com dois anos de experiência, o piloto segue para os treinos motivado para voltar a acelerar e se adaptar a uma mudança importante na categoria a partir de 2015.

Nesta temporada, a World Series by Renault manterá o regime de rodadas duplas, mas com uma alteração bastante significativa no acerto dos carros. Isso porque a categoria determinou que, em um dos dois dias de prova, os pilotos terão de andar com baixa carga aerodinâmica (low downforce) em todas as pistas do calendário, exceção feita a Mônaco. Assim, os competidores terão dois acertos diferentes em cada fim de semana, situação que colocará à prova o talento e a capacidade de todos no grid.

A mudança no regulamento aumenta ainda mais a importância dos testes coletivos desta semana, que vão servir para Pietro avaliar melhor o carro em low downforce numa pista em que usualmente a carga aerodinâmica adotada é grande devido às características do traçado. No entanto, o brasileiro acredita que terá um bom desempenho ao longo da temporada por gostar de guiar com um acerto que implica menor arrasto. Fantin também destacou a expectativa por voltar a acelerar e medir forças com um grid considerado bastante técnico e competitivo.

Nesta temporada, Pietro vai formar dupla brasileira na International Draco Racing, equipe italiana chefiada pelo paulista Guto Negrão, ex-piloto da Stock Car. O curitibano vai dividir os boxes do time com o compatriota Bruno Bonifacio, que fará sua estreia na categoria neste ano. Fantin destacou o bom ambiente que reina dentro da escuderia de Bérgamo e disse acreditar que poderá contribuir para um bom desempenho em 2015 e cumprir com seu objetivo de lutar por resultados de topo no campeonato.

Pietro Fantin:

"Estou bastante ansioso e empolgado com os testes desta semana. Além de ter a chance de voltar a pilotar meu carro, também vai ser bom para começarmos a trabalhar no novo regulamento de 2015. Ninguém sabe muito bem como os carros vão reagir com esse acerto nas pistas, por isso o teste será importante porque teremos a chance de entender o desempenho em várias simulações, tanto de classificação como nos long-runs também. Sempre andei bem com low downforce, então acredito que esse novo regulamento pode me favorecer. Vai ser interessante. Creio que será outro ano muito bom para a World Series, já a categoria vem com um grid bem técnico e competitivo. Vou trabalhar duro e lutar para alcançar bons resultados e ter uma temporada positiva."

Postar um comentário

0 Comentários