![]() |
Foto: Fábio Oliveira |
Os pilotos realizaram, no Parque do Ibirapuera, um treino específico para trabalhar foco, concentração e condicionamento físico com método praticado pelo ícone Ayrton Senna. E também participaram de um media training para aprender sobre a comunicação com a imprensa
Os pilotos Pietro Rimbano, campeão da 16ª edição, e Vinícius Papareli, vice-campeão da disputa 2014, puderam vivenciar e aprender um pouco sobre o método de Nuno Cobra Jr, em um treinamento específico realizado nesta segunda-feira (19) no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Nuno aplicou algumas atividades aos jovens, todas funcionais, mas que tinham o objetivo de trabalhar a concentração, foco, jogo de cintura, equilíbrio e controle emocional e corporal dos pilotos, além de também contribuir para a preparação física.
O preparador físico e mental coaching Nuno Cobra Jr. resumiu um pouco das atividades com os pilotos vencedores da Seletiva de Kart Petrobras.
"Foi um treinamento bem divertido. E acho que os pilotos gostaram e puderam conhecer várias coisas do nosso método que é interessante para qualquer atleta saber. E puderam ver que tudo o que se faz fora das pistas, se reverte em performance na pista. E não é só o físico e mental, mas questões como sono, alimentação, hábitos, uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como o celular (que hoje é um objeto responsável por desfocar a atenção), devem ser considerados. Fizemos várias atividades divertidas, ligadas a atuações de circo, como malabarismo, entre outras, para explorar o controle emocional, precisão, foco e concentração. Esse treino começa a trabalhar todos esses itens para chegarmos a alta performance. Mostramos que se eles querem ter sucesso e ser campeões, precisam pensar em todas essas questões, e cuidar do todo, corpo, mente e emocional", avaliou.
Pietro Rimbano, campeão da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras, comentou o que achou da oportunidade de treinar e aprender sobre o método de Nuno Cobra Jr. "Gostei bastante. Ele ensinou algumas coisas que são essenciais para a carreira de um piloto. E tem coisas que a gente nem imagina e que são bem importantes. O que me chamou a atenção é que não precisa ser tão rígido nos exercícios, mas tem que procurar executar corretamente o movimento. Acho que com relação ao treino que faço hoje, o método é diferente, porque força mais na concentração e equilíbrio. E isso é excepcional na vida de um piloto. Ele tem que estar focado o tempo todo. Depois desse treino, quero adquirir mais experiências, mais conhecimento das coisas que eu não tinha no meu treino para tentar melhorar, cada vez mais, a performance na pista", disse Rimbano.
Vinicius Papareli, vice-campeão de 2014, também avaliou positivamente o treinamento com Nuno Cobra Jr. "Achei super legal. Ele mostrou muita coisa que a gente não sabia mesmo. E mostrou algumas habilidades de concentração, de ficar focado o tempo todo, com exercícios diferentes, com variações de técnicas e objetos diversos, como bola, barra de equilíbrio, slackline. Foi sensacional. O que mais me chamou a atenção foi a parte que ele trabalhou com a gente na questão do foco. De focar o tempo todo, e não perder a concentração nenhum minuto. São muitas as diferenças para o meu treinamento atual. Ultimamente só faço musculação e um pouco de pilates, mas sem muita concentração. E agora, penso em integrar algumas dessas técnicas ao meu treino. Conhecendo essas técnicas, daqui em diante vai ser diferente. E acho que preciso melhorar muito, coisas como a parte aeróbica e ter mais foco", comentou Papareli.
Nesta terça-feira (20), os pilotos completaram as atividades do programa com a participação em um media training, onde puderam conhecer um pouco sobre como deve ser o tratamento com a mídia, a postura em entrevistas para os diversos veículos, o relacionamento com os jornalistas, entre outros itens importantes e fundamentais da comunicação. O jornalista e apresentador Celso Miranda, especializado em automobilismo, esteve presente, e dividiu sua experiência com os pilotos, comentando um pouco sobre o que a imprensa espera dos entrevistados e deu algumas dicas importantes aos jovens.
Binho Carcasci, organizador e promotor da Seletiva de Kart Petrobras, ficou satisfeito com a realização da primeira edição do programa de orientação a jovens pilotos. "O trabalho com o Nuno foi muito bom, porque com seus métodos e técnicas os pilotos puderam perceber facilmente que existem muitas coisas extra pista que podem ser feitas para melhorar a performance com o carro de corridas. E isso é um bom exemplo do que fizemos com a nova premiação, que foi permitir aos pilotos vivenciarem experiências enriquecedoras, onde pudemos passar informações pertinentes, sobre temas importantes e que farão parte da carreira deles. Mostramos que ser piloto profissional é muito mais do que pilotar um carro. Cada um dos ensinamentos que eles tiveram, com o aprofundamento necessário, pode fazer diferença no desenvolvimento das carreiras desses garotos", analisou Carcasci.
Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva foi composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos foram selecionados para a grande final, onde competiram em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.
Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).
Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras em 2014 contemplou os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que incluiu um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Racing Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - chegou a 250 mil reais. O campeão recebeu 60 mil reais em dinheiro.
Os finalistas disputaram o título com chassis modelo New R, fornecidos pela fabricante brasileira Birel Sudam.
Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br
Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro
Tel. (11) 3473.4841/4845
fernanda@fgcom.com.br /beatriz@fgcom.com.br / caio@fgcom.com.br
0 Comentários