Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Seletiva de Kart Petrobras: Vencedores da 16ª edição viajam para ações e testes na Europa

Foto: Fabio Oliveira
Kartistas embarcam esta semana para conhecer a fábrica da equipe Williams Martini Racing de F-1, experimentar um simulador privado de F-1 na Itália e testar com equipe da Fórmula Renault Europeia em Jerez de la Frontera

A temporada 2014 do automobilismo está chegando ao fim. Mas para três jovens kartistas este mês de dezembro ficará marcado em suas carreiras com o início das ações na Europa do programa de orientação, que premiou os vencedores da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras, que teve sua final em outubro. O campeão Pietro Rimbano, o terceiro colocado Matheus Leist e o quarto colocado Mauro Auricchio - os três atualmente com 16 anos - embarcam para a Europa esta semana onde conhecerão a fábrica da equipe Williams Martini Racing de F-1, na Inglaterra, experimentarão um simulador privado de F-1 na Itália e realizarão testes com a equipe Koiranen GP em Jerez de la Frontera, na Espanha. Alegando compromissos pessoais, o vice-campeão Vinícius Papareli não viajará com o grupo e não participará das atividades.

As ações fazem parte da nova premiação da Seletiva de Kart Petrobras, um dos principais torneios da modalidade no país e que há 16 anos apoia o kart com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora. São cerca de 250 mil reais em premiações (somando os valores em dinheiro e demais atividades).

A visita à Williams Martini Racing, em Grove, será na quinta-feira, dia 4. Além da fábrica, os pilotos também poderão visitar a coleção privada do dono da equipe, Frank Williams, com mais de 38 carros da escuderia, a maior coleção particular de carros de Fórmula 1 do planeta.

Na sexta, dia 5, os pilotos experimentarão pela primeira vez um simulador de F-1, em Padova, na Itália. E, nos dias 9 e 10, realizarão o teste com a equipe finlandesa Koiranen GP, campeã de 2014 na Fórmula Renault Alps e Fórmula Renault Europeia, no circuito de Jerez de la Frontera.

Com 4.428 metros, a pista espanhola faz parte do calendário da Moto GP e já foi sede do GP da Espanha e do GP da Europa de F-1 em algumas temporadas. Foi neste circuito, em 1987, que o tricampeão Nelson Piquet registrou sua última pole position na categoria. A pista também é bastante usada para testes da F-1.

Fundada em 1997, por Marko Koiranen, a Koiranen GP é uma das forças do automobilismo de base europeu atual. A equipe já teve entre seus pilotos feras da Fórmula 1, como o campeão mundial de 2007, Kimi Raikkonen (atualmente na Ferrari), Valtteri Bottas (Williams) e Daniil Kvyat (que correu pela Toro Rosso este ano). O espanhol Carlos Sainz Junior, que vai estrear em 2015 na F-1 pela Toro Rosso, também foi uma das estrelas da Koiranen GP, conquistando em 2011 o título da Fórmula Renault NEC. Kvyat foi campeão pelo time em 2012 na Fórmula Renault Alps. Em 2010, a equipe faturou o título da Fórmula Renault Europeia com Kevin Korjus e, nesta temporada, foi novamente campeã com Nyck de Vries.

Durante os testes com a Koiranen, os kartistas serão acompanhados pelo heptacampeão brasileiro de kart e diretor técnico da Seletiva de Kart Petrobras, Paulo Carcasci, que atuará como coach durante a sessão. Vale destacar que a pista espanhola foi palco das etapas finais este ano da Fórmula Renault Alps e da Fórmula Renault Europeia, que aconteceram em datas separadas por duas semanas. Além disso, os organizadores da Seletiva também conseguiram agendar o teste em uma data oficial da Renault, ou seja, além dos dados de telemetria da equipe Koiranen, muitos outros pilotos participarão dos testes coletivos, o que torna a experiência ainda mais importante e enriquecedora para os pilotos brasileiros.

"Toda essa experiência que estamos proporcionando a estes jovens pilotos não é para saber quem virá mais rápido. Isso é a parte menos importante. Queremos que eles aproveitem cada experiência, ouçam bem as orientações e dicas que têm recebido, valorizem todo esse aprendizado para dar um próximo passo em suas carreiras. É este aprendizado e toda a essência do programa que será o mais importante, não quem virou mais rápido, fez uma curva mais rápido. O conhecimento e a vontade de aprender é que vai leva-los a serem pilotos profissionais no futuro", destacou Paulo Carcasci.

Para finalizar o programa de orientação, os kartistas ainda terão na volta ao Brasil um media training e participarão de um trabalho de preparação física e psicológica com Nuno Cobra Jr.

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva foi composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos foram selecionados para a grande final, onde competiram em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano contemplou os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que incluirá um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - chegará a 250 mil reais. O campeão recebeu 60 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputaram o título com chassis modelo New R, fornecidos pela fabricante brasileira Birel Sudam.

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br

Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro
Tel. (11) 3473.4841/4845
fernanda@fgcom.com.br /beatriz@fgcom.com.br / caio@fgcom.com.br

Postar um comentário

0 Comentários