quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

F3 Brasil: Um canadense em terras brasileiras

0 comentários
Foto: F3 Brasil
Piloto canadense, Ryan Verra desembarca na F3 Brasil e é o primeiro desde Villeneuve a subir ao pódio no Brasil.

Com experiência na USF2000, categoria que integra o programa Road to Indy, o canadense Ryan Verra fez sua estreia na F3 Brasil na etapa do Velopark. Em busca de aperfeiçoamento e retornar ao automobilismo depois de ficar uma temporada afastado devido a uma cirurgia no olho, o piloto não fez feio ao encarar os adversários sul-americanos.

A estreia aconteceu na molhada pista goiana, onde um problema no motor o obrigou a abandonar os treinos até que a equipe executasse a troca de seu motor. Mesmo largando uma volta atrás dos adversários, Ryan manteve a tranquilidade (e a mente calma como costuma dizer) sabendo aproveitar as oportunidades e cuidando do carro para fechar a prova com um terceiro lugar no pódio pela categoria Light já em sua estreia.

Na segunda corrida do final de semana no Rio Grande do Sul, um novo desafio para o canadense: pista pouco úmida, a necessidade de andar com os pneus slicks nessas condições e problemas mecânicos que começaram a surgir: "No meio da corrida comecei a ter problemas de câmbio e a pressão de óleo caiu causando problemas com os freios do carro”, e continuou Verra, "Preservei o carro e pelas condições vários pilotos acabaram escapando do traçado e consegui conquistar meu segundo pódio na categoria. Tive pouco tempo de me adaptar ao carro da F3 Brasil, mas acredito que consegui me sair muito bem e em uma próxima temporada terei condições de me desenvolver ainda mais”, finalizou.

Ryan retornou ao país para a última etapa da categoria nacional realizada em Goiânia e fechou com chave de ouro sua estreia na categoria somando mais um importante pódio: "Vindo de uma temporada de estreia na USF2000, ter ficado quase um ano fora das pistas e entrar em um carro de F3 foi um grande salto, muito melhor do que espera. Estou adorando o Brasil e a categoria, onde texto minhas habilidades com outros ótimos pilotos. Vejo alguns pilotos tendo problemas mecânicos ou saindo da pista e até aqui consegui na maioria dos casos reverter situações adversas: para conquistar pontos e terminar no pódio em primeiro lugar precisamos chegar ao fim da corrida”, comentou.

Para a próxima temporada, Verra estuda continuar na categoria mas na classe A que utiliza os chassis mais novos da F3, o Dallara F309: "Estou analisando a proposta de correr na categoria A ano que vem, e como tenho mais experiência com câmbio sequencial devido à temporada na USF2000 acredito que posso ser ainda mais rápido. Esse é o melhor carro que já pilotei até aqui, mas estou com problemas em me adaptar com o câmbio em H do Dallara 301 esse ano, mesmo assim o aprendizado foi muito positivo”, explicou.

O piloto agora se prepara para realizar testes com o Dallara 309 da categoria A para ingressar na categoria em 2015. Pensando no futuro, Ryan prefere não projetar algo muito distante mas fora um objetivo: "No futuro tudo pode acontecer, nunca imaginei que correria no Brasil. Mas sei que quero continuar correndo e evoluindo até morrer, competindo em níveis cada vez mais elevados e profissionais. Meu objetivo é fazer uma 500 Milhas de Indianápolis, também quero correr na Europa e começar no Rally, categoria muito popular no Canadá”, finalizou o piloto que continuará na equipe RR Racing.

Ryan Verra foi o primeiro canadense ao subir ao pódio no Brasil desde a vitória de Jacques Villeneuve pela Williams em 1997, ano também que foi campeão de F1, mostrando competitividade e o interesse de pilotos estrangeiros pela categoria brasileira.


O piloto Ryan Verra conta com patrocínio de Crooks & Castles, Brixton Forged, I Model Management, Cancer Research Society e Dolly.

Website oficial: www.verrasport.ca

VG3 .'. Assessoria e Comunicação
Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação
MTb: 34.906
Contato: (11) 98639-1937 / 96841-7613
Skype: vitor-garcia
Email: imprensa@vg3.com.br
Twitter: @garciavitor

Deixe seu comentário