quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Capacete de Ouro: Revista Racing premiou os melhores do automobilismo em 2014

0 comentários
Foto: Rafael Munhoz
Com a presença maciça de pilotos e navegadores de todo o País, o ‘Oscar’ do automobilismo brasileiro foi marcado por várias homenagens e lançamento de categorias.

O ‘Oscar’ do automobilismo nacional mostrou a sua maturidade e pelo 18º consecutivo fez uma festa com sucesso marcante. O Capacete de Ouro 2014 premiou na noite da última quarta-feira (17/12) os melhores pilotos e navegadores brasileiros da temporada, resgatou a história, prestou várias homenagens e ainda foi palco para o anúncio de novas categorias para o esporte sobre quatro rodas em 2015.

"Sem paixão, não haverá automobilismo, e a revista Racing está cumprindo a missão de tornar pública este amor do brasileiro pelas corridas de carros. O Capacete de Ouro foi um pódio de gigantes, que reconheceu os nossos heróis, premiou os nossos melhores pilotos e navegadores, destacou as novas categorias e agradeceu aos apoiadores do esporte", comentou Isabel Reis, vice-presidente da Motorpress Brasil, que edita a revista especializada Racing.

Entre os pilotos que representam o Brasil no exterior, o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa ficou com o Capacete de Ouro na categoria Top. Na Top Internacional a primazia ficou com o mais novo integrante da categoria máxima do automobilismo, o brasiliense Felipe Nasr. Na categoria Internacional, Pietro Fittipaldi, neto de Emerson Fittipaldi foi o vencedor.

Outro sobrenome famoso levou o prêmio: o brasiliense Pedro Piquet, filho mais novo de Nelson Piquet, na categoria Fórmula 3. Nas modalidades de entrada no automobilismo, o garoto Caio Collet faturou na categoria Revelação e o veterano Renato Russo na Kart.

Já entre os que correm em dupla na terra levantando poeira e espalhando adrenalina os gaúchos Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut levaram novamente o Capacete de Ouro na categoria Rali, enquanto o paulista e o catarinense Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, respectivamente, conquistaram na Off Road.

Entre os carros fechados, o colegiado de jornalistas especializados convidados pela revista Racing escolheu Ricardo Maurício como o melhor na Nacional, e o ex-F1 Rubens Barrichello na Stock Car. Nas categorias monomarcas, o paranaense Christian Mohr levou o Capacete de Ouro na Mercedes-Benz C250 e Rodrigo Hanashiro na estreante Mercedes-Benz CLA.

Homenagens

Como é tradição nestes 18 anos, a revista Racing prestou importantes homenagens, como ao inesquecível ídolo Ayrton Senna, que deixou o seu legado 20 anos atrás, e foi representado pelo personagem Senninha, que fez muito sucesso entre as centenas de convidados. Outro que foi lembrado por levar a bandeira brasileira lá fora no mais alto degrau do pódio neste ano foi Marçal Melo, campeão da Euro-Nascar Series, na divisão Gentleman Drivers.

O Momento Renault começou com homenagem ao ex-dirigente e publicitário Mauro Salles, por ter comandado há exatos 50 anos a equipe Gordini que bateu o recorde mundial de resistência, percorrendo 51.223 km em 22 dias no autódromo de Interlagos, com os pilotos Bird Clemente, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi Junior, Luiz Pereira Bueno, Chico Lameirão, Carol Figueiredo, Danilo de Lemos, Geraldo Meirelles e Waldemir Costa. Outro homenageado foi Pietro Fittipaldi, pela recente conquista da Protyre Fórmula Renault na Inglaterra. A grande sensação foi o anúncio de que a Renault está voltando oficialmente ao automobilismo nacional, com quatro Fluence no Campeonato Brasileiro de Marcas.

O Momento Pirelli lembrou os 35 anos da Stock Car, comandada por Maurício Slaviero e a Vicar Promoções. E também o seu primeiro campeão, Paulo Gomes, que recebeu um troféu criado pelo artista plástico Paulo Solariz, e ambos anunciaram o lançamento da categoria retrô Old Stock, resgatando os Opalas utilizados em 1979.

Na Homenagem Histórica, foi lembrada a trajetória da Stock Car, começando com Paulão Gomes em 1979 e chegando à Rubens Barrichello em 2014, e passando pelo campeoníssimo Ingo Hoffmann, com 12 títulos, que recebeu um Capacete de Ouro especial, pintado por Alan Mosca, filho do saudoso designer Sid Mosca. "Este é um momento de gala, um pódio de ouro do Capacete de Ouro", encerrou Isabel Reis.

Os parceiros do Capacete de Ouro, que proporcionaram a bonita festa também foram homenageados, com Caíque Ferreira pela Renault, Juliana Vicente pela Pirelli, Luiz Carlos Moraes pela Mercedes-Benz, e Paulo Gomes representando a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Apuração do Resultado

Para chegar ao nome dos vencedores, numa primeira fase de seleção, os três melhores de cada uma das 12 categorias do concurso foram selecionados pelo critério técnico do regulamento, presente nas últimas edições da revista Racing, que leva em consideração os resultados oficiais dos pilotos e navegadores em seus respectivos campeonatos até o dia 31 de outubro.

Numa segunda etapa, um júri composto por 60 profissionais da imprensa especializada de todo o Brasil que costumam cobrir provas em autódromos, kartódromos e trilhas votaram até o dia 12 de dezembro, em apenas um entre os três finalistas de cada categoria da maior premiação do automobilismo nacional. Aqueles que tiverem mais indicações receberam respectivamente o Capacete de Ouro, Prata e Bronze.

O concurso Capacete de Ouro é realizado pela Revista RACING, da Motorpress Brasil Editora, produzido pela CR Eventos Corporativos, com patrocínio de Renault e Pirelli e apoio de Mercedes-Benz e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Os vencedores do Capacete de Ouro, Prata e Bronze em 2014 foram:

CATEGORIA TOP
Felipe Massa
Helio Castroneves
Tony Kanaan

CATEGORIA INTERNACIONAL TOP
Felipe Nasr
Christian Fittipaldi
Cesar Ramos

CATEGORIA INTERNACIONAL
Pietro Fittipaldi
Bruno Baptista
Felipe Ortiz

CATEGORIA STOCK CAR
Rubens Barrichello
Átila Abreu
Daniel Serra

CATEGORIA FÓRMULA 3
Pedro Piquet
Vitor Baptista
Lukas Moraes

CATEGORIA MERCEDES-BENZ CLA
Rodrigo Hanashiro
Neto De Nigris
Fernando Fortes

CATEGORIA MERCEDES-BENZ C-250
Christian Mohr
Marcos Paioli/Peter Gottschalk
Luís Sena Júnior

CATEGORIA NACIONAL
Ricardo Maurício
Guilherme Salas
Márcio Campos

CATEGORIA RALI
Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut
Luccas Arnone/Andrei Karpinski
Dimas Pimenta/Rodrigo Konig

CATEGORIA OFF ROAD
Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin
Marcos Baumgart/Kleber Cincea
Lucas Moraes/Beco Andreotti

CATEGORIA KART
Renato Russo
André Nicastro
Fernando Guzzi

CATEGORIA REVELAÇÃO
Caio Collet
Leonardo Rufino
Erick Lutum


Mais informações no site: www.capacetedeouro.com.br

Deixe seu comentário