Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Stock Car desembarca em Santa Cruz do Sul (RS) e estreia novidades na categoria

Foto: Vanderley Soares
Etapa que acontece neste domingo terá rodada dupla e grid invertido. Na equipe Hot Car, o clima também é de estreia, afinal os pilotos do time vão correr no traçado gaúcho pela primeira vez. A disputa terá transmissão ao vivo do SporTV.

Foi em um mês de abril do ano de 1979, também no Rio Grande do Sul, que a Stock Car fez a primeira corrida de sua história. E agora, 35 anos depois, a principal categoria do automobilismo brasileiro desembarca em solo gaúcho para apresentar outras novidades da temporada 2014. A segunda etapa, que acontece neste domingo (13) no Autódromo Internacional de Santa Cruz, terá uma disputa em rodada dupla e grid invertido na corrida 2, para os dez primeiros da primeira bateria. Tudo isso trará ainda mais emoção à competição, que terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV, a partir das 11h.

A programação da segunda etapa começa nesta sexta-feira (11) com a realização dos treinos livres. No sábado (12) será a vez da sessão de classificação, que será exibida ao vivo pelo SporTV, às 14h.

Se para a maioria do grid as novidades ocorrem apenas no formato das disputas, a dupla da Hot Car Competições (Bardahl), Rafa Matos e Felipe Lapenna, vive a expectativa da estreia no traçado gaúcho, a bordo de um stockão. O mineiro Matos não conhece a pista, já Lapenna, correu no traçado pela extinta Fórmula Renault, e também na Stock Light, em 2008. Ambos vão acelerar neste fim de semana (dias 11, 12 e 13) em busca dos primeiros pontos no campeonato.

Amadeu Rodrigues, chefe da equipe, vê com bons olhos as novidades do fim de semana. "Será a primeira vez que teremos duas corridas. É uma situação nova, e a estratégia fará a diferença, pois temos um pit stop com troca de pneu obrigatória e combustível na primeira corrida, de 40 minutos. A segunda corrida (de 20 minutos) será definida pelo que se fez na primeira. Acho que vai ser bem legal e também é bacana a questão do grid invertido para a segunda corrida, pois permite que a Stock Car tenha mais vencedores. Mas, por ser uma pista que não corremos desde 2011, e por não termos uma referência recente de lá, vamos focar nossos esforços e aproveitar o primeiro treino da sexta-feira para encontrar o setup ideal. É uma pista rápida, bastante técnica e com uma chicane muito veloz, precisaremos de um carro muito equilibrado", analisou Rodrigues.

O mineiro Rafa Matos segue animado para a segunda etapa. O piloto do carro #2 acredita em bom desempenho, e espera que as mudanças no carro possam reagir de forma positiva. "A expectativa, como sempre, é muito boa. Na etapa de Interlagos, devido à chuva e alguns problemas nos treinos, não tivemos oportunidade de trabalhar no equipamento. Para Santa Cruz vamos ter algumas modificações no acerto do carro, tentando evoluir. É uma pista com freadas fortes, que vai exigir muito dos freios, e vai pedir um bom equilíbrio de tudo. Eu tenho assistido muitas on boards dos stocks por lá, também estou trabalhando no simulador, e isso vai facilitar meu aprendizado. Apesar de não conhecer o circuito, sempre tive grande facilidade de aprender as pistas, e acredito que não será um empecilho para o desenvolvimento do fim de semana", disse.

Para Matos, sua temporada começa agora. E, ele está motivado para a disputa, especialmente pelo formato inédito na categoria, que estreia nesta prova, com rodada dupla e grid invertido. "Acredito que minha temporada começa agora. Ainda mais com esse formato novo das rodadas duplas. Será extremamente importante ter um carro competitivo, porque a exigência vai ser ainda maior. Teremos duas corridas, e tudo precisa funcionar bem. Temos muito trabalho pela frente, mas estou bem confiante", observou o piloto de Belo Horizonte.

Felipe Lapenna também está ansioso para testar as alterações no carro e acredita que o novo formato de disputas será positivo para a categoria e para os fãs. "Eu andei em Santa Cruz em 2008, já faz bastante tempo, mas não vou chegar lá ‘no escuro’. Lembro-me do traçado, e é um circuito que me agrada, por ser bastante seletivo e mesclar curvas de alta e baixa velocidade, mas é bem desafiador. Estamos ansiosos para esta etapa, pois mudamos bastante o acerto do carro, com relação a Interlagos, e queremos ver como o equipamento vai reagir. Além disso, teremos a estreia das corridas com rodada dupla e grid invertido, o que deve dar uma boa movimentada na categoria, tornando as disputas mais emocionantes para o público. Serão duas corridas no mesmo dia, e com um intervalo curto entre uma e outra. A estratégia vai ser fundamental", considerou o paulista dono do carro #110.

Como vai funcionar
Em vez de uma corrida, o domingo terá duas corridas da Stock Car. A primeira terá a duração de 40 minutos e mais uma volta. Os 20 primeiros pontuam, sendo 24 pontos para o vencedor, 20 para o segundo, 18 para o terceiro, 17 para o quarto, assim sucessivamente, até o 20º, que marcará um ponto. A troca de pelo menos um pneu, em janela determinada, pela direção de prova, será obrigatória.

Já a segunda corrida, acontecerá apenas 25 minutos depois do final da primeira. A ordem de largada será definida pelo resultado da corrida 1, e os dez primeiros colocados terão suas posições invertidas no grid. A disputa terá duração de 20 minutos e mais uma volta. Os 14 primeiros marcam pontos, distribuídos da seguinte forma: 15 para o primeiro, 13 para o segundo, 12 para o terceiro, e assim sucessivamente, até o 14º.


Confira a programação da 2ª etapa da Stock Car:
Sexta-feira, dia 11:
15h40 - 15h50 - Shake Down (passando pelo box)
16h - 16h40 - 1º Treino livre - (1º grupo)
16h50 - 17h30 - 1º Treino livre - (2º grupo)

Sábado, dia 12:
8h50 - 09h50 - 2ºTreino livre (1º grupo)
10h - 11h - 2º Treino livre (2º grupo)
14h - 15h: Classificação

Domingo, dia 13:
Stock Car - 1ª corrida
11h - Largada (40 min de prova + 1 volta)

Stock Car - 2ª corrida
12h20 - Largada (20 min de prova + 1 volta)
13h - 14h - Visitação aos Boxes

Na temporada 2014 da Stock Car, a equipe Hot Car Competições tem o patrocínio da Bardahl e apoio das empresas Contuflex, Ativas, Symantec, Kaiobá e Belvitur.

Informações sobre a equipe Hot Car e patrocinadores, acesse:
www.hotcarcompeticoes.com.br
www.facebook.com/hotcarcompeticoes
www.twitter.com/hot_car
www.facebook.com/BardahlBr

Mais informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel. 11 3473.4845 / 3473.4841
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br

Postar um comentário

0 Comentários