quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

F-Truck: Etapa de Brasília finaliza ano de transição da 72 Sports

0 comentários
Foto: Orlei Silva
Equipe oficial da Ford voltou a ser uma das forças da categoria com todas as corridas completadas até aqui e pontos em oito das nove etapas

A temporada 2013 da Fórmula Truck entra em sua reta final e, com ela, se completa também um ano de transição nos boxes da equipe 72 Sports, a representante oficial da Ford na categoria. A 10ª e última etapa do ano será disputada no próximo domingo (08), em Brasília. Será a etapa mais veloz do ano, realizada no anel externo do Autódromo Nelson Piquet.

Ao longo dos 10 meses dessa temporada, o time chefiado por Djalma Fogaça deixou de lado as dificuldades que marcaram o ano de 2012 e voltou a figurar entre as potências da Fórmula Truck. Com Fogaça e Raijan Mascarello no comando dos Ford Cargo na maior parte do ano, o time completou todas as corridas e marcou pontos em oito das nove provas disputadas até aqui.

Os resultados promissores, que incluem um pódio em Guaporé e uma posição na primeira fila de largada em Londrina, se refletiram dentro dos boxes. "Os resultados acenderam o espírito de competição dentro do time", destaca Raijan Mascarello, que completa em Brasília sua primeira temporada na Fórmula Truck.

"Fechamos um ano em que meu caminhão não abandonou nenhuma corrida", lembra Djalma Fogaça. "Mesmo na etapa da Argentina, a única em que não marcamos pontos, tive um problema em uma válvula do freio, parei nos boxes para trocar e voltei para terminar a corrida. Então isso mostra que nossos caminhões tinham condições de estar, quem sabe, na briga pelo título não fossem alguns erros cometidos por nós, pilotos, dentro da pista", completa.

A chegada de novos parceiros técnicos, como a Bosch - fornecendo o sistema eletrônico dos motores -, a ZF, com as caixas de câmbio, e a Meritor, com os eixos diferenciais, foi uma parcela significativa da melhora que leva o time a ser cotado, mais uma vez, como favorito a um lugar no pódio no fim de semana. Para Raijan Mascarello, seria a chave de ouro para fechar o ano.

"O time todo merece um bom resultado na última etapa do ano. Vamos ter um novo diferencial nessa etapa, que vai melhorar o escalonamento do câmbio e deve nos deixar ainda mais competitivos. A meta, como sempre, é fugir das confusões da largada. Porque no ritmo de corrida nós temos plena confiança no caminhão", disse o mato-grossense.

Raijan, aliás, não só corre "em casa" na etapa do Centro-Oeste, como volta ao palco de seu primeiro contato com a Fórmula Truck. "A primeira vez que pilotei um caminhão foi em Brasília, logo depois da última etapa de 2012. Antes disso eu nunca nem tinha assistido a uma prova da categoria. Confesso que, quando cheguei na pista e vi os caminhões acelerando na reta dos boxes, fiquei assustado. Mas hoje eu "visto" o Truck e espero que essa relação especial com Brasília traga bons frutos no fim de semana", completou o representante da cidade de Sapezal.

A corrida que fecha o ano e decide o campeão brasileiro de Fórmula Truck em 2013 será no domingo, às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Inova Comunicação
Rafael Durante (Mtb 48.044)
E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045

Deixe seu comentário