Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Kart: Finalistas não veem a hora de pisar fundo na decisão da Seletiva de Kart Petrobras

Foto: Fábio Oliveira
As jovens promessas do automobilismo brasileiro, que garantiram vaga na decisão da Seletiva, comentam a expectativa para a briga pelo título

Perto da decisão da edição de 15 anos da Seletiva de Kart Petrobras, os 12 kartistas finalistas vivem momento semelhante: ao mesmo tempo em que confirmam estar focados, cheios de confiança e esperança, não conseguem esconder a ansiedade. Algo bem compreensivo se for colocado em conta a idade dos pilotos e a importância da prova. Jovens de 14 a 18 anos que, nos próximos dias 29 e 30, no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), vão pisar fundo e mostrar talento para conquistar o tão sonhado título e o prêmio de 123 mil reais.

Serão, ao todo, sete estados e o Distrito Federal representados, mesclando duas gerações muito fortes e vencedoras nas categorias Graduados e Júnior do kartismo atual.

O mais novo dessa turma de jovens talentos do kartismo é o mineiro Paulo Victor. Com apenas 14 anos, o piloto conseguiu superar adversários mais experientes na etapa classificatória de Minas Gerais, na qual só havia uma vaga. Empolgado, Victor vive a expectativa de desbancar os kartistas da categoria Graduados na grande decisão.

"Como sou o piloto mais jovem da Seletiva, e com menos tempo de kart (desde 2011), sei que vou ter que compensar isso com boas estratégias e me dedicar muito no acerto do kart. Com ótimos pilotos da Graduados correndo, acho que vai ser uma final muito disputada e difícil. Para mim, o campeão será o que mais se dedicar, entender o kart e o campeonato. Vou fazer de tudo pra ganhar esse título e o prêmio, que são muito importantes pra mim neste momento", destacou o caçula de 2013.

Desse grupo de pilotos mais experientes, o carioca Renato Silveira Junior chama atenção. O kartista de 16 anos, bicampeão brasileiro de kart e classificado na 1ª etapa da temporada, na Aldeia da Serra (SP), tenta o título pela segunda vez. "A expectativa é grande nesse meu segundo ano. Tenho que concretizar o que não foi possível no ano passado. Apesar de ter ido bem nas tomadas e ter vencido a primeira classificatória, fui desclassificado logo em seguida e na repescagem, infelizmente, o cubo quebrou quando eu estava em segundo e tive que abandonar", lembrou.

Por também ter conquistado a classificação na 1ª etapa, outro Graduado que aguarda a decisão desde março é o gaúcho Bruno Bertoncello. Aos 15 anos, também com um título brasileiro no currículo, o kartista está confiante. "Estou muito focado para a final. Venho me preparando desde o começo do ano quando conquistei a vaga. Acredito que tudo vai dar certo. Com calma e foco total, conquistarei um bom resultado".

Conterrâneo de Bertoncello, Matheus Leist, 15 anos, categoria Graduados, não vê a hora de voltar ao kartódromo que lhe rendeu a classificação à decisão da Seletiva de Kart Petrobras. "Estou muito ansioso para a final. Estou com minhas expectativas bem altas e vou dar meu melhor para ganhar esse prêmio, que será mais que bem-vindo", afirmou.

Com os mesmos 15 anos de Leist, mas com experiência nos EUA e recém-chegado à categoria Graduados, o paulista Vinícius Papareli agradece o evento pela iniciativa e, como todos os outros 11 finalistas, espera subir ao posto mais alto do pódio, na próxima quarta-feira (30). "Para mim, a Seletiva de Kart Petrobras é uma das melhores competições do Brasil, porque incentiva o automobilismo dando oportunidade a grandes pilotos. Espero estar competitivo até o final da competição, que reúne os melhores pilotos de todo o Brasil, ir até o fim com o objetivo de vencer e aproveitar esta oportunidade incrível que estou tendo".

Além dos cinco kartistas citados acima, outros sete, que foram selecionados ao longo do ano em competições realizadas em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão e Santa Catarina vivem o mesmo clima de decisão. Da turma dos Graduados, que ao todo são 10, estão os paulistas Vitor Baptista e Pietro Rimbano, ambos de 15 anos. E ainda o carioca Olin Galli, o pernambucano Nano Monteiro, o goiano Joaquim Junqueira, que está na final pela segunda vez e é irmão do atual campeão da Seletiva, Marcos Vieira, de Tocantins. Os quatro com 17 anos. Pedro Cardoso, 14, representante da categoria Júnior, completa a lista dos finalistas.

Confira a programação da final da Seletiva de Kart Petrobras:

Terça-feira, dia 29
8h30 - Apresentação dos pilotos no kartódromo
9h00 - Pesagem dos pilotos
9h30 - Briefing e foto oficial
9h45 - Warm Up
10h15 - Início da 1ª Tomada de tempo
13h00 - Início da 2ª Tomada de tempo
15h00 - Início da 3ª Tomada de tempo

Quarta, dia 30
8h30 - Apresentação dos pilotos no kartódromo
8h45 - Briefing
9h00 - Warm Up
10h00 - Início das corridas
17h00 - Pódio

Os Finalistas de 2013:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)
Matheus Leist (RS)
Vinícius Papareli (SP)
Paulo Victor (MG)
Pedro Cardoso (DF)
Nano Monteiro (PE)
Joaquim Junqueira (GO)
Marcos Vieira (TO)
Olin Galli (RJ)
Pietro Rimbano (SP)

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por seis etapas classificatórias, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 14 e 18 anos.

Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

O campeão da Seletiva de Kart Petrobras de 2013 mais uma vez receberá o maior prêmio do kartismo nacional (123 mil reais). O vice-campeão ganhará 8,5 mil reais, e o terceiro, 3,7 mil reais. A premiação total da temporada (somando as quantias distribuídas nas etapas classificatórias) chegará a 145 mil reais.

Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento.

Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Paulo Heitor
Tel. (11) 3473.4841/4845
fernanda@fgcom.com.br / paulo@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br

Postar um comentário

0 Comentários