![]() |
Foto: Carsten Horst |
Piloto, que foi campeão da Stock Light em 2008, busca título da nova categoria de acesso da Stock Car, o Campeonato Brasileiro de Turismo, que fez nesta segunda-feira em Interlagos o primeiro teste com o carro de 350 cavalos de potência
A nova divisão de acesso da Stock Car, o Campeonato Brasileiro de Turismo, iniciou sua história nesta semana, em Interlagos, com o primeiro teste dos carros, que farão sua estreia oficial no dia 2 de junho, em Brasília, na disputa da primeira etapa. Entre as novidades, destaque para Fabio Carreira, campeão da Stock Light em 2008 e que correrá com patrocínio da Raízen, por meio da marca Shell V-Power.
"Este primeiro treino foi apenas um shakedown do carro, para verificar o funcionamento de componentes e sistemas. Mesmo assim, tivemos a presença do Mauro (Vogel), cuja experiência de décadas no automobilismo e de sua equipe na categoria principal vai nos ajudar bastante. É difícil falar em objetivos antes do início da temporada, mas vou fazer de tudo para conseguir o bicampeonato brasileiro", diz Carreira, que, após o título da Light em 2008, subiu para a Stock Car principal.
A produção dos carros do Brasileiro de Turismo é comandada pela JL Racing, fabricante também dos carros da Stock Car. A estrutura tubular do chassi é completamente nova. Desenvolvido e construído por uma equipe de 50 pessoas, o projeto de planejamento e execução do carro demorou cerca de dez meses, começando por programas de computador até chegar ao desenho final, com o carro pronto.
O motor do mais novo e moderno carro de corridas brasileiro será um V8 alimentado por injeção eletrônica de combustível, gerando 350 cavalos de potência, com tração traseira. O combustível será o Shell V-Power Etanol, o mesmo utilizado pela categoria principal. A suspensão é independente nas quatro rodas, com amortecedores duplos em cada uma.
Sobre a Raízen
A Raízen é a empresa resultante do processo de integração de parte dos negócios da Shell e Cosan. A empresa está entre as cinco maiores companhias do Brasil em faturamento. Com 24 unidades de produção, a Raízen tem capacidade para produzir 2,2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,4 milhões de toneladas de açúcar e 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana. A Raízen possui 57 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 21 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte e indústria e para a sua rede formada por 4.700 postos de serviço com a marca Shell. No Brasil, a Raízen está presente nas principais categorias do esporte a motor, por meio da marca Shell V-Power, como na Fórmula 1, Stock Car e Fórmula Indy.
Veja o calendário da temporada 2013 do Brasileiro de Turismo:
2 de junho - Brasília - DF
16 de junho - Cascavel - PR
11 de agosto - Ribeirão Preto - SP
1º de setembro - Brasília - DF
15 de setembro - Velopark - RS
20 de outubro - Curitiba - PR
10 de novembro - Goiânia - GO (alternativa)
15 de dezembro - Interlagos - SP
RF1 Jornalismo
www.rf1jornalismo.com.br
0 Comentários