Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Seletiva de Kart Petrobras: Pietro Rimbano sai na frente na briga por uma das vagas na Granja Viana

Foto: Divulgação
Na 1ª prova, disputada nesta sexta, a vitória ficou com o veterano André Nicastro. Mais duas baterias definem neste sábado o campeão do GP Lubrax e dois finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2013

Dezoito pilotos iniciaram nesta sexta-feira (dia 19) a briga pelo título da 3ª edição do GP Lubrax, que acontece junto com a 3ª etapa da Copa São Paulo de Kart da Granja Viana, em Cotia (SP). Além da disputa pelo título, o evento também define mais dois finalistas para a Seletiva de Kart Petrobras, torneio que distribui a maior premiação do kartismo nacional e que está em sua 15ª temporada.

O veterano André Nicastro, que largou em segundo na prova desta sexta, foi o vencedor e segue favorito para o título do GP Lubrax. Ele completou as 11 voltas em 8min17s409. Na briga pelas vagas na Seletiva, quem levou a melhor foi o paulista Pietro Rimbano, de 15 anos. Ele terminou em quinto lugar na bateria, mas foi o primeiro entre os pilotos que atendem ao regulamento da competição (idade entre 14 e 18 anos e que nunca tenham sido campeões da Seletiva).

Tricampeão paulista, vice-campeão brasileiro e vice-campeão sul-americano, Rimbano já tentou a vaga para a final da Seletiva em outras três oportunidades e almeja agora ser um dos finalistas. "Espero fazer boas corridas amanhã e chegar na frente dos outros concorrentes, que estão tentando a vaga também", declarou o piloto, que acabou de subir para a categoria Graduados e é o atual líder do Campeonato Paulista de Kart.

"A iniciativa da Petrobras com a Seletiva é muito boa. Venho acompanhando há alguns anos e só os melhores - que sabem preparar melhor os karts - é que ganham. Então se eu conseguir uma vaga é um bom sinal", completou Rimbano.

O segundo melhor na briga pela vaga foi o piloto do kart #118 Vinicius Papareli, que terminou em sexto. O gaúcho Matheus Leist, que largou na pole, ficou em oitavo e é outro forte concorrente nas provas deste sábado.

"Larguei na pole e me mantive na frente nas duas primeiras voltas, mas depois deu um problema, que ainda não identificamos. Não sabemos se foi motor ou chassis, mas acredito que vamos arrumar para amanhã e espero conseguir a vaga para a Seletiva", disse o piloto, natural de Novo Hamburgo.

Nicastro, que em março venceu a Copa Sorriso Campeão, válida como a 1ª etapa da Seletiva de Kart Petrobras 2013, espera agora conquistar mais um prêmio. "Continuo participando da Seletiva porque ela reúne os melhores pilotos da categoria Graduados. Pra mim, como piloto profissional, participar de uma corrida dessa é importante e tem, também, a motivação do prêmio. Espero repetir a corrida de hoje nas corridas de amanhã", comentou o veterano, que destaca alguns nomes entre os novos talentos do esporte.

"Tem uma garotada muito boa vindo agora. Tem o Matheus Leist - que fez a pole hoje -, o Pedro Cardoso, o Pietro Rimbano e o Yurik Carvalho. Estou feliz, porque temos pilotos bons e rápidos nesta nova geração", ressaltou Nicastro, que com o resultado de hoje larga na pole na primeira corrida de sábado. O grid da prova final será definido pela ordem de chegada na corrida 2.

Os dois finalistas da 2ª etapa da Seletiva de Kart Petrobras 2013 serão conhecidos após as duas corridas deste sábado. A primeira terá sua largada às 13h35 e a segunda às 16 horas. As baterias 1 e 2 têm peso 1 e a última prova peso 1,5. O torneio segue as regras da Copa São Paulo de Kart da Granja Viana, que nesta etapa seleciona os pilotos inscritos na categoria Sudam.

"A disputa da primeira prova já deu mostras do que podemos esperar nas corridas mais longas neste sábado. A competitividade está muito alta e é interessante ver novos talentos surgindo e brigando de igual para igual com pilotos experientes e renomados. Mas, para nós, o mais importante é dar a oportunidade para um novo grupo de pilotos buscar uma vaga na final da Seletiva. Em Aldeia da Serra, foram 39 kartistas na disputa e agora temos outros 18, dentro de um campeonato diferente, também com chances de serem finalistas", encerrou Binho Carcasci, promotor da Seletiva de Kart Petrobras.

O GP Lubrax é uma das principais etapas da Seletiva e distribui 1,9 mil reais em prêmios aos três primeiros colocados (800,00 para o 1º lugar, 600,00 para o 2º colocado e 500,00 para o 3º).

Das 12 vagas para a final, três já têm donos. O paulista Vitor Baptista, o gaúcho Bruno Bertoncello e o carioca Renato Silveira Jr. foram selecionados na 1ª etapa deste ano, realizada em março, no kartódromo internacional de Aldeia da Serra.

Sustentabilidade - A 3ª edição do GP Lubrax também marca o início de uma nova ação do evento. A Seletiva, que já realiza uma ação social com o projeto "Sorriso Campeão", passa a ter um projeto de sustentabilidade. Em parceria com o kartódromo da Granja Viana e uma cooperativa da cidade de Cotia, a organização do evento vai disponibilizar lixeiras para que seja feita toda a separação e coleta seletiva de lixo no local.

Desta forma, os participantes do GP Lubrax e da 3ª etapa da Copa São Paulo de Kart da Granja Viana, além de todos os que passarem pelo local, poderão contribuir com esta iniciativa de separação do lixo para reciclagem. O acordo entre a Seletiva e a cooperativa contará também com coletores, que farão a retirada de todo o lixo separado. As cestas coloridas serão instaladas e espalhadas pelo kartódromo e terão um adesivo da Seletiva e uma mensagem de apoio à causa sustentável e de incentivo, para que o público faça o mesmo: "A Seletiva de Kart Petrobras colabora com a separação e a coleta seletiva de lixo".

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por seis etapas classificatórias, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 14 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

O campeão da Seletiva de Kart Petrobras de 2013 mais uma vez receberá o maior prêmio do kartismo nacional (123 mil reais). O vice-campeão ganhará 8,5 mil reais, e o terceiro, 3,7 mil reais. A premiação total da temporada (somando as quantias distribuídas nas etapas classificatórias) chegará a 145 mil reais.

Para saber mais detalhes e conhecer o regulamento do evento, acesse:
www.seletivadekartpetrobras.com.br

Veja os 10 primeiros na prova desta sexta na Granja Viana:

1º) André Nicastro, 8min17s409 - 11 voltas
2º) João Vieira, a 2s472
3º) Renato Jr., a 3s479
4º) Alain Sisdeli, a 5s258
5º) Pietro Rimbano, a 6s072
6º) Vinicius Papareli, a 6s533
7º) Guilherme Salas, 6s831
8º) Matheus Leist, a 6s937
9º) Bruno Bertoncello, a 7s618
10º) Matheus Iorio, a 8s308

Confira os horários do GP Lubrax neste sábado (Categoria Graduados):

12h55 às 13h10 - Abastecimento
13h35 - Prova 2 (27 voltas)
15h10 às 15h30 - Abastecimento
16h00 - Prova 3 (27 voltas)

Veja quem já está selecionado para a final de 2013:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)

Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Paula Maia / Caio Scafuro
Tel. 11 3473.4845
fernanda@fgcom.com.br / beatriz@fgcom.com.br / paula@fgcom.com.br / caio@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br

Postar um comentário

0 Comentários