Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Após ótimos resultados no campeonato de 2012, vice-líder da categoria Novatos comentou sua experiência no traçado oval de Hickory.

Foto: Divulgação
Após mostrar excelentes resultados na temporada de 2012 da Copa Marshal de Marcas e Pilotos, o atual vice-líder da divisão Novatos comentou em uma breve entrevista ao Blog da Equipe.com, a sua experiência vivida no Estados Unidos no inicio de 2012, quando o piloto paulista participou da etapa de abertura da temporada deste ano da Nascar Late Model Truck.

O piloto paulista José Santiago (Riccel / Coelho Preparações) que atualmente comanda o Corsa preto e laranja de numeral 63 nas provas da Copa Marshal de Marcas e Pilotos neste ano no Autódromo Internacional José Carlos Pace em Interlagos, vem sendo um dos destaques da divisão Novatos nas etapas realizadas, no qual ocupa a vice liderança da sua divisão, e no inicio de 2012 fez sua primeira experiência internacional em sua carreira no automobilismo.

Após sua primeira temporada no Campeonato Paulista de Automobilismo em 2011 na Copa Engebrás de Marcas e Pilotos (atual Copa Marshal de Marcas), no inicio deste ano em meados de Janeiro, o piloto e seu companheiro de equipe Eduardo Doriguel iniciaram uma rota em busca de novos horizontes, onde partiram em uma viagem ao Estados Unidos para a cidade de Charlotte na Carolina do Norte na companhia do jovem Pietro Fittipaldi e seu pai, onde os pilotos paulista estariam realizando seus primeiros treinos na Limited Late Model Nascar.

O encontro com os carros da Nascar.

Logo no dia seguinte de sua viagem, os pilotos já se encaminhavam até a cidade de Newton, onde se localiza o pequeno, e conhecido circuito Oval de Hickory, onde é conhecido dentre os pilotos da região como o berço da Nascar nos Estados Unidos.

Após serem recebidos de forma espetacular pelos pilotos norte-americanos e pelos gerentes do autódromo local, os pilotos passaram por sessões de aprendizagem e conhecimento a fundo sobre os carros da Nascar, e logo após foi dado a largada aos treinos a bordo dos carros, onde os pilotos se revezavam ao volante de um Nascar Limited Late Model Truck e um Nascar Late Model Car, ambos os veículos eram equipados com propulsores V8(350) da Chevrolet. – “Os carros são praticamente iguais, a diferença entre eles, é que no Model Truck por ser um carro limitado e ter mais pressão aerodinâmica, era mais fácil de guiar e menos sensível, em comparação ao Model Car, que era mais agressivo nas saídas de curvas e acelerações.” – afirmou o José Santiago.

Depois de longas cinco horas de treinos constantes, José Santiago viu a possibilidade de estar participando da etapa de abertura do campeonato, no qual conseguiu andar próximo ao tempo dos pilotos da temporada de 2011.

Após todos os procedimentos para obter a carteira permanente de piloto da Nascar, o piloto recebeu sua “liberação” para andar no campeonato, no qual o piloto se inscreveu para a primeira etapa do certame que seria realizada no dia 10 de Março no circuito de Hickory, mesmo autódromo onde o piloto paulista realizou seus primeiros treinos com os carros da Nascar, e após acertar com uma equipe local, o piloto iniciou os preparativos para fazer sua estreia na abertura do campeonato da Nascar Late Model Truck.

“Diferente das provas realizadas no Brasil, nesta categoria da Nascar, os treinos oficiais, classificação e provas são realizadas tudo no mesmo dia, fator que diminui bastante os gastos com circuito e equipe para cada piloto, e por fim favorecendo o crescimento da categoria, por se tratar de uma categoria de baixo custo” – disse o piloto que também comentou que logo ao chegar ao circuito no período da manhã foi diagnosticado com uma grave inflamação gástrica, no qual o mesmo foi encaminhado ao hospital local, que fez com que o piloto acabasse perdendo os treinos, onde passou por algumas horas de tratamento e foi liberado para a corrida que estava programada para as 20:00hrs.

Com a abdicação dos treinos livres o piloto foi para a pista direto para a classificação, sem conhecimento do equipamento que teria na etapa, tendo que realizar o treinos de formação do grid sem acerto algum, comprometendo o piloto que tinha a a classificação é composta por apenas uma volta de aquecimento e uma volta lançada de tempo, no qual mesmo sem acertos o piloto conseguiu marcar o ante-penultimo tempo com o carro de numeral 17.

Após algumas horas, assistindo a emocionante corrida do piloto brasileiro Pietro Fittipaldi na categoria Nascar Late Model Car, tinha chegado a hora da verdade. Com um briefing rápido, o engenheiro da equipe pediu que eu cedesse a posição para meu companheiro de equipe, pois ele iria disputar o campeonato inteiro e eu concordei, pois sabia que ele tinha chances de ganhar a corrida, e o acordo do piloto era de cooperação total com a equipe.

Estava muito ansioso para a largada, e quando o Spotter, (que é aquela pessoa da equipe que fica no topo do autódromo informando o piloto das condições da pista, batidas a sua frente) gritou GREEN, GREEN, GREEN era hora de pisar fundo e o motor V-8 de 400HP não deixou a desejar. Logo na primeira volta o primeiro toque e o primeiro acidente na primeira fila. Nada de grave, e a bandeira amarela diminui ansiedade de todos. Na sequencia a corrida deu continuidade com apenas algumas rodadas e bandeiras amarelas, onde consegui na minha estreia terminar a prova na 8ª posição e beliscar meus primeiros pontos com um carro da Nascar.” – comentou.

Confira o video de um trecho da classificação do piloto na prova da Nascar Late Model Truck: 




A experiência na Nascar foi única e totalmente diferenciada das quais já tinha vivido em qualquer outro momento na minha carreira no automobilismo, contando a adrenalina das provas do Paulista de Marcas e das provas de Arrancada no qual participei em 2011.” – comentou o piloto contente com sua participação em uma competição americana, no qual se pôs a disposição dos pilotos que tiverem interesse em ter o aprendizado nos carros da Nascar.


Sobre a Copa Marshal de Marcas e Pilotos.

Retornando ao campeonato paulista, o piloto finalizou a 5ª Etapa realizada nos dias 12 e 13 de Maio com a vice-liderança da divisão Novatos, que segue em uma disputa acirrada para a próxima etapa entre Maique Papparelli que é o líder do campeonato com 123 pontos, José Santiago na vice-liderança somando 115, e Carlos Andreoni Filho na terceira posição com 112 pontos.

Blog da Equipe.com - Assessoria de Imprensa e Comunicação 
www.blogdaequipe.com
Contato: Jackson de Souza
Tel: (Tim) 011 - 953621612 / (Nextel) 013 – 78068793 / ID: 41*2955
E-mail: blogdaequipe@blogdaequipe.com

Postar um comentário

0 Comentários