Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Seletiva de Kart Petrobras: Definidos os 12 finalistas da edição de 2015

Foto: Nicola Pizarro
Paulistas Vinícius Papareli e Juan Uchoa e o amazonense Gabriel Silva garantem as três últimas vagas na Copa do Brasil. Final terá representantes de todas as regiões do país

Os 12 finalistas da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras já estão definidos. Os três últimos classificados foram conhecidos neste sábado (dia 17) durante a final da Copa do Brasil de Kart, no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG), entre os pilotos da categoria Graduados. Os paulistas Vinícius Papareli e Juan Vieira e o amazonense Gabriel Silva garantiram suas vagas na disputa que teve como vencedor o paulista Murilo della Coletta, já finalista da Seletiva deste ano. Coletta se classificou na etapa que aconteceu dentro do Brasileiro de Kart, em julho, quando também foi o campeão.

Pelos critérios da Seletiva de Kart Petrobras (pilotos entre 15 e 18 anos e que não tenham sido campeões em edições passadas), Papareli, Silva e Vieira levaram a melhor ao chegarem em sétimo, oitavo e 11º lugares, respectivamente. O mineiro Paulo Victor, que vinha bem na disputa nas baterias classificatórias, acabou abandonando após uma batida logo no início e ficou de fora da final da Seletiva, bem como o paranaense Nathaniel Bueno.

Os últimos três classificados estarão ao lado dos também finalistas Bruno Bertoncello, Zaiya Fontana, Gabriel Sereia, Gaetano di Mauro, Murilo della Coletta, Luiz Matheus, Luiz Branquinho, João Rosate e Sérgio Crispim na disputa pelo maior prêmio do kartismo nacional. A final da Seletiva de Kart Petrobras acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro, no kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).

Pilotando o kart #218, Papareli, de 17 anos, é o atual vice-campeão da Seletiva e acredita que o fato de já conhecer o sistema da disputa da final pode contar a seu favor. "Agora quero brigar pelo título esse ano. Em 2014, passei bem perto e já saber como tudo funciona vai me ajudar muito. Principalmente em relação ao motor, que é diferente do que usamos normalmente", declarou o paulista que perdeu o título do ano passado por apenas cinco pontos (Pietro Rimbano foi o campeão). Na prova deste sábado, ele largou em 14º e fez uma ótima prova de recuperação para chegar em sétimo.

Já Gabriel Silva, também de 17 anos, vai disputar sua primeira final da Seletiva e chega com um marco para o evento: ele é o primeiro piloto do Amazonas a ser finalista em 17 anos de história da competição. "Larguei bem na prova de hoje. Pulei de oitavo para quinto ou sexto, mas depois perdi um pouco de rendimento e fiquei administrando para garantir a vaga. Já tinha tentado a vaga na etapa classificatória no Maranhão, em agosto, e estou feliz por conseguir agora. Vou treinar mais um pouco para estar bem preparado para a final", comentou o piloto do kart número 2.

No kart #34, Juan Vieira largou da 15ª posição para garantir a última vaga da Seletiva de Kart Petrobras 2015. "Vou disputar minha primeira final. No ano passado, também tentei me classificar na Copa do Brasil e dei muito azar. A vaga estava bem próxima, mas tive uma quebra. Já tinha tentado este ano em outras duas etapas classificatórias e finalmente consegui. Já li bastante sobre o sistema de disputa da final da Seletiva e vou fazer de tudo para tentar ser um dos vencedores", declarou o piloto também de 17 anos.

Entre os 12 finalistas, há representantes de todas as regiões do Brasil: um gaúcho, um carioca, seis paulistas, dois goianos, um paraibano e um amazonense.

"Estou feliz por chegar à última etapa classificatória e ter a certeza de que estamos reunindo os 12 melhores kartistas da temporada na Graduados. Os campeões das competições nacionais estarão na final e a briga pelo título da Seletiva 2015 será grande. Fico contente também por termos o primeiro piloto do Amazonas numa final e pilotos das cinco regiões do Brasil, já que este também é um dos nossos objetivos, ajudando a fortalecer o kartismo em todo o país", completou Binho Carcasci, organizador de Seletiva de Kart Petrobras.

Com 17 anos de existência, a Seletiva é um dos principais eventos de apoio ao kartismo nacional, que conta com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora.

Três pilotos serão premiados na final. O campeão receberá 64 mil reais em dinheiro e, ao lado dos outros dois vencedores, participará de um programa de orientação, que inclui teste com a equipe Koiranen GP de Fórmula Renault na Europa, treino em simulador de Fórmula 1, participação no Mitsubishi Racing Experience no Brasil, entre outros.

O resultado da final da Copa do Brasil na Graduados:
1 Murilo Della Coletta 25 voltas
2 Olin Galli
3 Lucas Nogueira
4 Dennis Dirani
5 Luiz Branquinho
6 Luca Travaglini
7 Vinícius Papareli (SELETIVA DE KART PETROBRAS)
8 Gabriel Nascimento e Silva (SELETIVA DE KART PETROBRAS)
9 Bruno Bertoncello
10 Evandro Bambirra
11 Juan Uchoa Vieira (SELETIVA DE KART PETROBRAS)
12 Fernando Stocco
13 Nathaniel Bueno
14 Victor Luz
15 André Nicastro
16 Paulo Victor
17 Guilherme Silva

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva foi composta por quatro etapas classificatórias em 2015, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos foram selecionados para a grande final, onde competirão em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 17 anos, quase 200 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contemplará três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - chega a 250 mil reais. O campeão receberá 64 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

Classificados 2015:
Bruno Bertoncello (RS)
Zaiya Fontana (RJ)
Gaetano Di Mauro (SP)
Murilo della Coletta (SP)
Luiz Matheus (SP)
Luiz Branquinho (GO)
Gabriel Sereia (SP)
Sérgio Crispim (PB)
João Rosate (GO)
Vinícius Papareli (SP)
Gabriel Silva (AM)
Juan Vieira (SP)

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br

Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Gabriely Menezes
Tel. 11 4116.5509
fernanda@fgcom.com.br /beatriz@fgcom.com.br / gabriely@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br

Postar um comentário

0 Comentários