Foto: Orlei Silva |
Piloto paranaense busca evolução com caminhão Scania da equipe Muffatão ainda sem contar com nova caixa de câmbio
“Está na hora do meu pódio”, declarou David Muffato nesta quinta-feira (11), logo após desembarcar em Porto Alegre para disputar a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A corrida vai acontecer domingo (14) no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita, na região da capital gaúcha. O piloto paranaense da equipe Muffatão não conseguiu terminar entre os cinco primeiros nenhuma das 16 corridas que disputou na categoria.
“Já passei perto”, lembra Muffato, que foi o sexto colocado na segunda etapa de 2015, em Campo Grande – o pódio da Fórmula Truck é formado pelos cinco primeiros. Na etapa passada, em Londrina, uma quebra mecânica ainda na primeira metade da disputa tirou-lhe a expectativa de terminar entre os cinco primeiros. “A expectativa no Velopark é de conseguir estar no Top Qualifying e largar entre os dez primeiros para conseguir esse primeiro pódio”, resumiu.
O piloto paranaense, que exibe no Scania número 35 as cores e logos de Refrigerantes Schin e Muffatão Atacado Distribuidor, não terá nesta etapa a nova caixa de câmbio providenciada pela equipe. “O equipamento já chegou à oficina, mas não vou poder usar nessa etapa, vai ficar para a do mês que vem. Pelo menos vamos poder fazer testes em Cascavel. Tudo indica que com esse câmbio vamos melhorar um pouco o rendimento do caminhão”, aposta.
A exemplo de Pedro Muffato, seu pai e companheiro de equipe, David vê com ressalvas o traçado de 2.278 metros do Velopark. “A pista é muito chata, não tem a menor graça. É muito curta, o circuito é simples demais. Você chega e freia, dobra e acelera. Não tem nada que desafie o piloto, nenhuma curva de alta, nada”, comentou. “A técnica que cada piloto tem não se sobressai. Acho que ninguém gosta de correr aqui. Mas é o que temos para agora”.
O caminhão de Pedro Muffato exibe as cores e logos de Disnorte, Doce Sucar, Coopavel, Stara, Alimentos Italy e Muffatão Atacado Distribuidor. Este e os outros 22 caminhões da Fórmula Truck estarão na pista no Velopark nesta sexta-feira (12), dia dos primeiros treinos livres da etapa, que será disputada a partir das 13h de domingo. A corrida terá transmissão ao vivo em HD para todo o Brasil pela Rede Bandeirantes.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação da temporada após 3 das 10 etapas)
1º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 123
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 106
3º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, 101
4º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 93
5º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakar Motorsport, 85
6º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 75
7º) André Marques (SP/MAN), RM Competições, 68
8º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 67
9º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Lucar Motorsports, 63
10º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, 60
10º) Rogério Castro (GO/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 60
12º) Gustavo Magnabosco (SC/Scania), Corinthians Motorsport, 57
13º) Alex Fabiano (SP/Volvo), Clay Truck Racing, 38
14º) David Muffato (PR/Scania), Muffatão, 37
15º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 35
16º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 31
17º) Débora Rodrigues (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 29
18º) Gabriel Correa (GO/Ford), Original Reis, 27
19º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 24
19º) Roberval Andrade (SP/Scania), Corinthians Motorsport, 24
21º) Régis Boessio (RS/Volvo), Boessio Competições, 10
0 Comentários